Logo ABIIS

Leia também

ANS suspende a comercialização de 12 planos de saúde

Medida é resultado do Monitoramento da Garantia de Atendimento, que avalia as operadoras a partir de reclamações assistenciais

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulga nesta segunda-feira (13/12) a lista de planos de saúde que terão a venda temporariamente suspensa devido a reclamações relacionadas a cobertura assistencial. A medida faz parte do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento, que acompanha regularmente o desempenho do setor e atua na proteção dos consumidores. Nesse ciclo, a ANS determinou a suspensão de 12 planos de 4 operadoras devido a reclamações efetuadas no 3º trimestre deste ano.  

A proibição da venda começa a valer no dia 17/12. O objetivo da suspensão de planos é impedir a entrada de novos usuários em planos com problemas na assistência até as operadoras apresentarem melhora no resultado no monitoramento. Dessa forma, os 55.197 beneficiários desses 12 planos suspensos ficam protegidos com a medida. Importante esclarecer que é permitido ingresso de novo filho, novo cônjuge, ex-empregados demitidos ou aposentados nos contratos já vinculados aos planos suspensos.

Além das suspensões, a ANS também divulga a lista de planos que poderão voltar a ser comercializados. Nesse ciclo, um plano de uma operadora terá a venda liberada pelo Monitoramento da Garantia de Atendimento.  

Resultados do Monitoramento da Garantia de Atendimento ( trimestre) 

·        12 planos com comercialização suspensa  

·        1 plano com a comercialização liberada  

·        55.197 beneficiários protegidos 

·        34.133 Reclamações analisadas no período de 01/07/2021 a 30/09/2021

Consulte o resultado nas listas abaixo:

Planos com comercialização suspensa

Operadoras com planos reativados

Planos suspensos por outros motivos e que foram suspensos pelo monitoramento da garantia de atendimento

Planos liberados pelo monitoramento da garantia de atendimento mas que continuam suspensos por outros motivos

Com informações do portal gov.br (13/12/2021)