Logo ABIIS

Leia também

Alerta: uso do nome da Anvisa em novo golpe

A Anvisa alerta a população sobre golpes de estelionato praticados em nome da Agência. Segundo denúncias recebidas, pessoas estão se passando por servidores da instituição, oferecendo a empresas vantagens e facilidades indevidas.

O golpe mais recente é praticado por um homem que usa o nome de Gilberto e que se identifica como servidor da Anvisa. Ele envia mensagens através de e-mail, supostamente identificado como da Agência, e oferece vantagens na análise de processos de registro de produtos. As mensagens são enviadas para empresas do setor de saúde que, normalmente, mantêm relações com a Anvisa. No momento do contato, o estelionatário se apresenta como servidor da instituição e se oferece para dar provimento e celeridade ao processo.

A prática ilegal pode se basear em informações de processos indeferidos pela Agência, aparentemente captadas no Diário Oficial da União (D.O.U.), ou em informações públicas divulgadas no portal da instituição.

A Anvisa informa que tal prática é ilegal e se configura como estelionato. A Agência não faz contato direto com empresas oferecendo qualquer tipo de vantagem ou facilidade, nem promessas de auxílio em quaisquer processos.

Para esclarecer dúvidas ou fazer denúncias, entre em contato com a Anvisa por meio de um dos canais de atendimento listados no endereço http://portal.anvisa.gov.br/contato, pelo telefone 0800 642 9782 ou pelo e-mail ouvidoria@anvisa.gov.br.

Acesse as notícias anteriores sobre o tema publicadas no portal da Agência: 

Anvisa alerta sobre golpe de estelionato – 28 de maio de 2020

Fique alerta para tentativa de golpe – 12 de junho de 2020

Com informações do site da ANVISA (04/09/2020)