Logo ABIIS

Leia também

ABIIS participa de Workshop Brasil: Boas Práticas Regulatórias e Comércio Internacional

O diretor executivo da Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde (ABIIS), José Márcio Cerqueira Gomes, participou do painel ‘Compromisso do Brasil na Organização Mundial do Comércio e Boas Práticas Regulatórias’, no primeiro dia do Workshop Brasil: Boas Práticas Regulatórias e Comércio Internacional, realizado em 16 e 17 de março.

No início do evento, a head de Comércio e Boas Práticas Regulatórias para a Coalizão Interamericana de Convergência Regulatória para o setor de Tecnologia Médica, Renata Amaral, contextualizou o papel dos governos e do setor privado em Boas Práticas Regulatórias, falou sobre Cooperação Regulatória e Convergência Regulatória, Brasil e EUA, o Acordo TBT e suas ferramentas, ePing e Transparência, Políticas e Disputas Comerciais.

No painel moderado por José Márcio Cerqueira Gomes, as palestrantes Juliana Ghizi, representando o Ministério da Economia, e Lea Contier, do Inmetro, falaram sobre Compromisso do Brasil na Organização Mundial do Comércio e BPRs. O diretor executivo da ABIIS citou a importância do aprimoramento das notificações provenientes de órgãos reguladores. Para Lea Contier, a contribuição do setor privado é de suma importância e é primordial que entidades como a ABIIS olhem o texto do regulamento e peçam esclarecimentos, apontem inconsistências e falta de harmonização com acordo TBT, para que as correções sejam providenciadas.