Logo ABIIS

Leia também

ABIIS participa de 1º Fórum Global do Complexo Industrial da Saúde, promovido pelo Ministério da Saúde

Aliança defende que as Parcerias de Desenvolvimento Produtivo precisam considerar a peculiaridade do setor de dispositivos médicos, que tem uma renovação tecnológica muito grande.

O presidente do Conselho de Administração da Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde, Carlos Eduardo Gouvêa, e o diretor executivo, José Márcio Cerqueira Gomes, participaram do 1º Fórum Global do Complexo Industrial da Saúde, nos dias 16 e 17 de agosto, em Brasília.

O evento foi promovido pelo Ministério da Saúde (MS) e discutiu os desafios e perspectivas para inovação em saúde, a produção nacional de Insumo Farmacêutico Ativo e dispositivos médicos. O governo federal pretende ampliar a participação da indústria privada nas Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDP) avaliadas como promissoras e descartar aquelas com perspectivas reduzidas.

No segundo dia de evento, os representantes da ABIIS participaram da mesa temática ‘Dispositivos médicos: perspectivas para fortalecimento das ações no âmbito SUS’. Entre os desafios priorizados pelos executivos das instituições públicas e privadas que participaram das atividades, destacam-se a necessidade do desenvolvimento de política própria para dispositivos médicos, que fomente a pesquisa e desenvolvimento (P&D) e crie dinâmicas para atuação dos mercados; e a formação e capacitação de profissionais para atuar com as especificidades do setor.

José Márcio Cerqueira Gomes destacou que “as PDPs precisam considerar a peculiaridade do setor de dispositivos médicos, que tem uma renovação tecnológica muito grande”.