Leia também

ABIIS marca presença em evento de comemoração dos 25 anos da Anvisa

Diretores destacaram a evolução da Agência e a importância da recomposição do quadro de servidores.

O diretor do Conselho de Administração da Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde (ABIIS), Sergio Madeira, participou da cerimônia de 25 anos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no dia 21 de novembro, na sede da instituição.

Os diretores Marcelo Moreira, Daniel Pereira, Romison Mota e o presidente, Antônio Barra Torres, destacaram a evolução da Agência, desde a fundação, em 1999, com o crescimento expressivo da sua atuação em prol da saúde dos brasileiros e dos setores regulados, que representam 1/3 do PIB nacional. Especial destaque foi dado à atuação da Anvisa durante a pandemia COVID-19. E abordaram o contínuo esforço da instituição, como a busca da digitalização e automação de processos e a busca da recomposição do quadro de servidores.

Também foi ressaltada a necessidade de continua interação com todos os setores envolvidos nas questões sanitárias, como o Ministérios da Saúde, as entidades representativas do mercado, associações de pacientes, CONAS/CONASEMS, Conselho Nacional de Saúde, Conselhos Profissionais (CFF, CFM, COFEN).

Sergio Madeira citou outros feitos da Agência. “Destaquei a implantação dos medicamentos genéricos, estruturação dos sistemas de boas práticas de fabricação e as respectivas certificações e inúmeras outras políticas estruturantes”, disse.

Antônio Barra Torres fez um depoimento emocionante, defendendo a ciência contra o negacionismo, lamentando a polarização política, que separou famílias, amigos, parceiros. “Afirmou que os quase 700 mil mortos da pandemia teriam sido superados em muito se a Agência tivesse se conduzido pelo clima das notícias falsas, das fontes de desinformação e da politização destruidora”, relatou o diretor da ABIIS. Barra Torres deixará a Anvisa em 20 de dezembro.

Visão geral

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Leia mais sobre nossa política de privacidade e termos de uso.