Logo ABIIS

Leia também

Visas: participem da consulta sobre ações tático-operacionais no monitoramento pós-mercado

Objetivo é harmonizar as necessidades operacionais das Vigilâncias Sanitárias para o monitoramento pós-mercado no âmbito do Plano de Gestão Vigipós.

A Anvisa informa que prorrogou o prazo para contribuição à consulta dirigida às Vigilâncias Sanitárias estaduais, municipais e do Distrito Federal, que objetiva coletar contribuições adicionais ao Plano de Gestão Vigipós 2022-2025.

A minuta do Plano de Gestão estabelece três eixos prioritários para a harmonização nacional das ações do Sistema de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária (Vigipós): (a) Operação, (b) Mensuração e (c) Qualificação e Inovação.

O eixo Operação busca a convergência de procedimentos para a detecção, análise e avaliação, tratamento e comunicação de risco relacionados aos produtos sujeitos à vigilância sanitária disponibilizados à população brasileira.

O eixo temático Mensuração estabelece o desenvolvimento da harmonização conceitual para o monitoramento, coleta e análise de dados epidemiológicos disponibilizados em base nacional e a definição de indicadores de desempenho do Vigipós. Esta etapa permitirá a identificação de lacunas da vigilância de riscos sanitários, bem como a criação de medidas corretivas para o fortalecimento do sistema de monitoramento pós-mercado brasileiro. Além disso, orientará o planejamento e a priorização de ações de curto, médio e longo prazos da atuação da vigilância sanitária em saúde coletiva.

Por fim, o eixo Qualificação e Inovação valoriza a formação e a capacitação dos inspetores de vigilância sanitária para as ações pós-mercado, como elementos imprescindíveis para a operacionalização das atividades prioritárias no Vigipós. Por conseguinte, abre perspectivas para iniciativas inovadoras em relação ao processo de monitoramento de produtos e seu uso na vida real.

Além de ser debatida nas Oficinas Vigipós, que contaram com a participação das Vigilâncias estaduais e de capitais, a minuta da proposta foi debatida e validada pelo Grupo de Trabalho de Vigilância Sanitária (GTVISA) da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), em 3 de maio deste ano.

O instrumento de consulta permite anexar arquivos e descrever indicadores de funcionalidade e qualidade do sistema, cujo intercâmbio de informações facilitará a compreensão dos procedimentos comuns, a identificação de procedimentos inovadores e de possíveis modelos para a harmonização nacional.

Nesta etapa, a consulta deve ser respondida exclusivamente pelas Vigilâncias Sanitárias até o próximo dia 15 de julho, pelo link Levantamento adicional ao Plano de Gestão Vigipós 2022 a 2025.

Saiba mais  

O Sistema de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária (Vigipós) foi criado em 2009 e incorporado à Portaria de Consolidação 04, de 28 de setembro de 2017, que trata das normas sobre os sistemas e os subsistemas do Sistema Único de Saúde (SUS). É definido como o sistema de vigilância de eventos adversos e queixas técnicas de produtos para a saúde na fase pós-mercado, e serviços, com vistas a recomendar a adoção de medidas que garantam a proteção e a promoção da saúde da população.  

Comunique suspeitas de eventos adversos ao Vigipós 

Não é necessário participar da Rede Sentinela para notificar as suspeitas de eventos adversos ou outros problemas. 

Os aspectos acima resumem a importância da notificação das suspeitas de eventos adversos e outros problemas ao Vigipós para o monitoramento da segurança de produtos. Veja abaixo os canais para notificar, de acordo com o perfil do notificador:  

Cidadão  

Profissionais liberais e setor produtivo  

A segurança dos produtos depende da participação de todos! Notifique.

Com informações do portal gov.br (04/07/2022)