Logo ABIIS

Leia também

Trilha de compliance da ABRAIDI é lançada com aula magna e quatro especialistas

A ABRAIDI realizou, em 8 de novembro, uma Aula Magna que abordou os principais desafios na implementação de um programa de compliance efetivo dentro das empresas. O evento marcou o lançamento da Trilha de Compliance, que foi anunciada pela ABRAIDI durante o 11º Encontro da Coalizão Interamericana de Ética no Setor de Tecnologia Médica e MedTech Conference, ambas realizadas em Boston, no final do mês passado.

O presidente da ABRAIDI, Sérgio Rocha, comentou que recebeu elogios, nos Estados Unidos, das iniciativas constantes que a ABRAIDI tem feito para ampliar o compromisso das associadas com programas de integridade e atuação ética. “Executivos da Advanced Medical Technology Association – AdvaMed, promotores da MedTech Conference, enalteceram os passos que temos dado nos últimos anos”, comentou Rocha. A Trilha de Compliance é uma reformulação do curso básico que a ABRAIDI oferece todos os anos aos associados, com o objetivo de capacitar as empresas para que avaliem seus programas de integridade sob o ponto de vista da efetividade.

O diretor executivo Bruno Bezerra lembrou do engajamento das associadas no tema, não só como participantes, mas também como promotores das iniciativas para ampliar e disseminar o conteúdo. Por isso, três executivas de empresas foram convidadas para ministrar a Aula Magna. “A régua do compliance continua alta no nosso setor. O resultado da MedTech com mais 4 mil participantes de 45 países e onde a ABRAIDI propôs e realizou um painel sobre compliance na América Latina é a concretização da nossa maturidade na área. O assunto não é mais prioridade, mas é base de tudo. É obrigatório, tem que fazer de forma automática. A ABRADI tem dado apoio total às associadas”, completou Bezerra relacionando todas as iniciativas nos últimos tempos.

O gerente de Conteúdo e Compliance da ABRAIDI, Davi Uemoto, detalhou a conceituação da Trilha de Compliance e como ela será aplicada. “São diversas aulas e ‘paradas’ para auxiliar a implementação de um programa efetivo nas empresas. Para além de uma abordagem ‘pode ou não pode’, um dos objetivos da Trilha é apresentar os fundamentos, os conceitos e a aplicação prática no contexto de um sistema de gestão de compliance no setor de produtos para saúde”. O tool kit desenvolvido pela AdvaMed, que contou com o apoio da ABRAIDI e de outras associações, consiste em um conjunto de ferramentas que visam auxiliar as empresas na implementação de um programa de compliance efetivo.

“Tão importante quanto disponibilizar o material, torna-se fundamental ensinar como utilizá-lo e a Trilha vai nesse sentido, resumiu. Davi Uemoto destacou que é um programa de ordem prática e reuniu os melhores professores para entregar um conteúdo de qualidade com quatro aulas pré-gravadas e disponibilizadas na plataforma Eseni. “São 7 horas de conteúdos sobre gestão de risco e sistema de compliance; visão de gestão de cadeia de terceiros; sistema de compliance na prática com um passo a passo; e os principais controles. Será uma formação contínua que não termina jamais. É um exercício de melhoria sucessiva”, completou.

O sócio fundador do escritório Saavedra e Gottschefsky Advogados, Giovani Saavedra, abordou os principais conceitos sobre o sistema de gestão em compliance e o novo decreto que cria a lei anticorrupção. “O decreto n. 11.129/2022 vai ao encontro das melhores práticas internacionais de compliance e está voltado para quem tem interação com o poder Público, como funcionários ou aqueles que atuam com interesse ou benefício da empresa, como representantes comerciais, despachantes, advogados, entre outros”, explicou.

Davi Uemoto moderou um painel com a gerente de Compliance do Grupo Elfa, Aline Moura, que contou os caminhos da companhia desde a implantação de um programa de compliance, em 2015, até as recentes premiações recebidas. “Levamos a área de compliance para os três mil colaboradores”, resumiu. Participaram também do debate a gerente Global de Compliance da Medartis, Bianca Bertoloto, que tratou da gestão de terceiros e os desafios sobre o tema além do Brasil, já que a executiva ocupa um cargo mundial na empresa; e a diretora Global de Ética e Compliance da Edwards Lifesciences, Gabriela Pellegrino, que trouxe o que tem visto de iniciativas e tendências em relação ao compliance para os distribuidores.

A Trilha de Compliance é uma iniciativa exclusiva para executivos das empresas associadas, que poderão efetuar a inscrição por meio do link: https://www.eseni.com.br/trilha-de-compliance-no-setor-de-produtos-para-saude-academia-abraidi/

Com informações do ABRAIDI.COM.BR (08/11/2022)