Logo ABIIS

Leia também

Todos os estados brasileiros possuem equipamento para realização de mamografia; exame é indicado para mulheres de 50 a 69 anos

Considerado exame padrão, a mamografia é uma radiografia das mamas capaz de identificar alterações suspeitas

Atualmente, o SUS conta com mais de 2,3 mil equipamentos desse tipo em uso, em todos os estados do país. Em razão do Dia Nacional da Mamografia, lembrado neste domingo (5), o Ministério da Saúde alerta sobre importância do exame para detecção precoce do câncer de mama, uma das principais causas de morte entre mulheres no Brasil.

Dados do Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS também revelam que mulheres de todas as faixas etárias realizaram mamografia com finalidade diagnóstica, de avaliação periódica de alto risco de câncer de mama ou de acompanhamento do tratamento. Isso significa que o exame é feito quando existe alguma alteração, sinal de lesão e/ou sintoma que não seguem o padrão normal da mama ou do mamilo.

A mamografia de rastreamento é indicada para mulheres de 50 a 69 anos de idade, uma vez a cada dois anos. O exame de rotina é feito periodicamente em mulheres sem queixa específica, com o objetivo de detectar precocemente alguma alteração que possa indicar a possibilidade de alguma doença. O câncer de mama apresenta significativo sucesso de tratamento e cura quando diagnosticado precocemente.

O Sistema Único de Saúde oferta atenção integral à prevenção e ao tratamento do câncer de mama, além de orientar a população sobre mudanças habituais das mamas em diferentes momentos do ciclo de vida e principais sinais suspeitos da doença. Nos últimos seis anos, o SUS realizou mais de 20 milhões de exames de mamografia de rastreamento em mulheres entre 50 e 69 anos de idade.

Sinais e sintomas

O sintoma mais comum do câncer de mama é o caroço (nódulo) no seio, que pode ser acompanhado ou não de dor. Ele está presente em mais de 90% dos casos da doença. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), nem todo o caroço é câncer de mama, por isso, é importante consultar um profissional de saúde para análise. Outros principais sintomas são:

  • Pele da mama avermelhada, retraída ou com aspecto de casca de laranja;
  • Pequenos nódulos embaixo do braço ou no pescoço;
  • Alterações no bico do peito (mamilo);
  • Saída espontânea de líquido de um dos mamilos.

As alterações suspeitas de câncer de mama devem ser sempre investigadas para esclarecimento do diagnóstico. Em mulheres mais jovens, qualquer caroço persistente por mais de um ciclo menstrual deve ser investigado por um profissional. No caso das mulheres com mais de 50 anos, todo caroço na mama deve ser investigado.

Mamografia

A mamografia é um tipo de Raio-X realizado em um aparelho chamado mamógrafo, que comprime a mama e gera imagens de alta qualidade capazes de revelar a existência de sinais precoces do câncer.

A compressão da mama é necessária para que o tecido da glândula mamária seja adequadamente espalhado e eventuais nódulos e microcalcificações revelem-se e o exame seja efetivo.

O eventual desconforto que pode acontecer é totalmente suportável e não deve ser uma barreira para que as mulheres deixem de fazer o exame, pois ele é fundamental para a obtenção de um diagnóstico ainda em fase inicial da doença.

Com informações do site da GOV.BR (03/02/2023)