Logo ABIIS

Leia também

SUS terá o primeiro Centro Nacional de Transplantes Complexos

Unidade será no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, no Rio de Janeiro

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, no Rio de Janeiro (RJ), receberá o Centro Nacional de Transplantes Complexos (CNTc), o primeiro centro dessa magnitude no País a ser ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O investimento é de R$ 50 milhões.

O centro terá capacidade de realizar procedimentos complexos, como transplantes combinados, transplantes contra barreiras imunológicas e o desenvolvimento de um programa de reabilitação intestinal, incluindo o transplante intestinal e multivisceral.

A unidade terá seis leitos de Terapia Intensiva (CTI) e oito de enfermaria para atender à demanda de transplantes. A seleção do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho se deu em virtude de o hospital ser importante referência na alta complexidade, além da importante expressão na formação de profissionais e desenvolvimento de pesquisa.

O Centro Nacional de Transplantes Complexos será a referência nacional na realização de transplantes complexos e reabilitação intestinal, com capacidade de fortalecer o Sistema Nacional de Transplantes por meio do compartilhamento de uma estrutura hospitalar já existente, altamente especializada, de domínio nacional. A unidade também será um centro de formação de equipe para o desenvolvimento dos transplantes no SUS.

“A criação do centro fortalece todo sistema nacional de transplantes e nos permitirá ampliar o acesso aos transplantes combinados de múltiplos órgãos, o desenvolvimento do programa de reabilitação intestinal em nosso País, além de se estabelecer como referência na formação de profissionais para o SUS”, pontuou a secretária de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde (SAES), Maíra Botelho.

O Brasil possui o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo, que é garantido a toda a população por meio do SUS, responsável pelo financiamento de cerca de 95% dos transplantes no país.

Hospital Universitário Clementino Fraga Filho

A unidade é a maior do Rio de Janeiro em volume de consultas, principalmente de ambulatórios especializados em alta complexidade. Por dia, são realizados cerca de 800 atendimentos ambulatoriais e, em média, 20 cirurgias. O Hospital conta também com mais de 300 pesquisas em andamento e 276 leitos ativos.

Com informações do portal gov.br (08/08/2022)