Logo ABIIS

Leia também

Soluções inovadoras na área da saúde são grande desafio do Hackmed

Hackathon de saúde será o primeiro do tipo no Brasil e é fruto de parceria entre a USP e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

O Hackmed é um hackathon de saúde organizado pela Faculdade de Medicina (FM) da USP. Promovido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desde 2011, tendo edições em mais de 25 países, esta é a primeira vez do evento no Brasil e contará com uma conferência com profissionais brasileiros e estrangeiros renomados.

A ideia desse hackathon é promover um desafio entre equipes com intuito de desenvolvimento de projetos de inovação, neste caso relacionados com a área da saúde. Os itens dos desafios já são pré-definidos e servirão de base para soluções de problemas identificados na área. Alguns exemplos são: desenvolvimento de projetos sobre saúde do idoso, atenção básica da saúde, saúde mental e atendimento de paciente cirúrgico.

“O objetivo é colocar pessoas de diversas áreas para pensarem juntas em soluções desses problemas”, afirma a professora Maria José Carmona, presidente do Centro de Inovação Tecnológica do Instituto Central do Hospital das Clínicas (ICHC) da FM-USP, ao Jornal da USP no Ar. Ela diz ainda que já ocorreu o processo seletivo das equipes que participarão do hackathon nos dias 1º e 2 de fevereiro e que essas equipes selecionadas já estão sendo capacitadas.

Maria José explica porque é relevante ter esse desafio realizado na Faculdade de Medicina. “O grande diferencial desse hackathon é o fato de ele estar ocorrendo dentro do Hospital das Clínicas, porque as melhores equipes, projetos e soluções já poderão ser incubadas e resolver problemas do próprio HC.”

Outro objetivo do Hackmed é o potencial para parcerias com empresas e universidades. A contribuição das empresas dá oportunidade para desenvolvimento dos projetos, além do hackathon, com mentorias, sendo oferecidas como prêmio, por exemplo. A parceria com o MIT foi resultado de conversas feitas pelo estudante da Medicina Cauê Gasparotto Bueno, quando ele estava em intercâmbio em Harvard (Boston).

Para os interessados, ainda é possível participar da conferência do Hackmed, que vai acontecer na sexta-feira, dia 31 de janeiro. O lote está nas últimas vagas disponíveis e você encontra mais informações acessando aqui ou em www.hackmed.com.br. As inscrições poderão ser feitas no site na parte inscreva-se

Ouça a entrevista completa no player abaixo.

Com informações do Jornal da USP (20/01/2020)