noticia medicina tecnologia

Simpósio em Brasília discutirá inovações tecnológicas em saúde

Evento será realizado em 22 e 23/08 no UniCeub. Proposta é ampliar conhecimento sobre o tema entre profissionais, gestores e estudantes.


Inteligência artificial
, aplicativos que monitoram batimentos cardíacos, análises preditivas com uso de machine learning: a tecnologia está entre nós – e, na medicina, não poderia ser diferente. Para debater benefícios, riscos, aplicações e impactos da implementação de novas tecnologias na área da saúde, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) e o Hospital de Base promoverão o 1º Simpósio de Inovações Tecnológicas em Saúde. O evento acontecerá nos dias 22 e 23 de agosto, no Auditório 3 do Centro Universitário de Brasília (UniCeub).

A partir de sessões temáticas, palestras e discussões com a participação do público, a ideia é conversar sobre como a educação, a inteligência artificial, a telemedicina e os programas de gestão podem ser mais bem incorporados para promover a qualidade de vida dos pacientes. O evento é voltado para profissionais de todas as áreas da saúde, sejam já formados ou estudantes.

Entre os palestrantes estão importantes nomes da área, como Robert Wah (EUA), ex-presidente da Associação Americana de Medicina, e Luís Lapão (Portugal), auditor da Comissão Europeia para os Sistemas de Informação de Saúde. Profissionais brasileiros renomados também estarão presentes, como Eduardo Cordioli, gerente de Telemedicina do Hospital Israelita Albert Einstein.

O estudante de medicina Derek Chaves Lopes, coordenador da comissão acadêmica do simpósio, explica que a realização do evento surgiu a partir de uma demanda de estudantes e profissionais de saúde. O ponto de partida foi uma conversa entre Julival Fagundes Ribeiro, chefe da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital de Base, sobre o futuro da área. “Percebemos que já existe uma série de inovações em teste, cada dia mais próximas do dia a dia dos profissionais de saúde, mas que ainda são pouco discutidas nas faculdades”, explica. “Assim, pensamos que Brasília, que hoje conta com seis faculdades, deveria ter um evento com pessoas de referência sobre o assunto. É importante que estas informações sejam disseminadas aqui.”

Discutir temas relacionados à inovação em saúde é essencial para que os profissionais conheçam e saibam lidar com as novas tecnologias, segundo Derek Lopes. “Discutir esses temas entre profissionais e estudantes, que se formarão e atuarão em um cenário bem diferente do atual, é uma maneira de nos prepararmos para a incorporação das inovações tecnológicas”, afirma. Os ingressos para o evento custam de R$ 150 a R$ 300, com preços diferentes para médicos, residentes e estudantes.

Serviço
1º Simpósio de Inovações Tecnológicas em Saúde
Quando: 22 e 23 de agosto
Onde: Centro Universitário de Brasília, SEPN 707/907, Auditório 3
Inscrições pelo site Sympla

Com informações do site Metrópoles (09/08/2019)

Últimas Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *