Logo ABIIS

Leia também

Segmento de Saúde aproveita celebração de fim de ano para realçar conquistas e se preparar para novos desafios

Durante o evento de fim de ano da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), intitulado “Celebração da Vida”, com apoio de entidades do setor de saúde como a ABIIS, SBAC, SBPC/ML e SBTEIM, realizado no Espaço Iate, em Higienópolis, São Paulo, no último dia 7, foi possível celebrar muitas conquistas alcançadas durante o difícil e desafiador período da pandemia. O encontrou também primou em discutir o futuro com as principais lideranças do segmento de diagnóstico.

Entres os dirigentes presentes estavam Fábio Arcuri, da CBDL, Tânia Bachega, da SBTEIM, Fábio Brazão, da SBPC/ML, Amadeo Saez Alquezar, representando a SBAC e Carlos Eduardo Gouvêa, presidente executivo da CBDL e ABIIS. Líderes do setor saúde, em um momento de congraçamento, estiveram determinados em preparar um novo cenário em que todos terão que unir seus esforços na busca de mudanças profundas e que permitam a sustentabilidade do setor.

Como parte da preparação para esta discussão, o economista André Franco Montoro Filho, ex-presidente do BNDS, FIPE, ETCO e Fundação Butantan, fez uma apresentação do cenário atual e eventuais riscos para o futuro, dependendo do rumo que o novo governo eleito tomar. De forma franca, trouxe pontos positivos do atual momento em que nos encontramos, indicando os riscos de um eventual descontrole fiscal.

Parte deste debate tem cada vez mais o paciente no centro. E assim foi com o evento, quando o influenciador digital e apresentador do evento, Arthur Mancini, trouxe seu testemunho pessoal. Ele agradeceu a todos ali presentes por terem possibilitado o diagnóstico precoce e preciso que lhe garantiu o acesso à terapia eficaz para o câncer que havia detectado pouco tempo antes.

De forma unida, com o paciente no centro, as entidades pretendem avançar com muitos outros projetos, de forma conjunta, para tornar o acesso à saúde algo cada vez mais viável e sustentável. “Por esta razão, é preciso contar com entidades como ABIMO, SindHosp, Sindusfarma, LISBrasil, entre outras, tendo espaço e legitimidade para trabalhar de forma aberta e construtiva com ANVISA, Ministério da Saúde e ANS, torna-se essencial para construir-se um futuro melhor”, cometou o presidente executivo da CBDL e ABIIS, Carlos Eduardo Gouvêa.

Com informações do CBDL.ORG.BR (12/12/2022)