Logo ABIIS

Leia também

SBTEIM realiza VIII Congresso Internacional para celebrar o Dia Nacional do Teste do Pezinho, em 6 de junho

Para comemorar a data de 6 de junho, Dia Nacional do Teste do Pezinho, a Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal e Erros Inatos do Metabolismo (SBTEIM), principal entidade científica da área, promove o VIII Congresso da SBTEIM (https://www.cbteim2022.com.br/home.asp ), nos dias 3 e 4 de junho, a partir das 8h, totalmente virtual e transmitido on-line.

Os principais especialistas nacionais e internacionais estarão presentes, entre palestras, conferências, trabalhos e mesas-redondas, para conferir uma análise global acerca da situação do Teste do Pezinho no Brasil e no mundo.

“A SBTEIM tem como um dos seus objetivos primordiais incentivar a pesquisa e auxiliar na educação continuada dos profissionais da saúde envolvidos na triagem neonatal. Como acontece todo ano, nos próximos dias 3 e 4 de junho, promoverá, on line, a oitava edição do seu Congresso. No encontro internacional serão abordados os aspectos mais avançados da triagem neonatal, com premiação dos melhores trabalhos científicos”, comentou a presidente da entidade, Dra. Tânia Bachega.

A organização do evento contará com especialistas nacionais renomados da área como: a endocrinologista e presidente da SBTEIM, Dra. Tânia Bachega; o pediatra Dr. Armando Fonseca (presidente da Comissão Executiva); a geneticista Dra. Carolina Fischinger (vice-presidente da entidade e presidente da Comissão Científica); o diretor executivo e presidente de outras entidades de saúde, Carlos Eduardo Gouvêa; além de outros grandes médicos e cientistas brasileiros.

Na grade internacional do evento, o VIII Congresso da SBTEIM receberá nomes como a médica endocrinologista e pediatra Dra. Ana Chiesa (Argentina); a bioquímica e especialista em genética humana, Dra. Ana Maria Lopes Marcão (Portugal); a geneticista e especialista em genética Dra. Claudia Soler (Colômbia/Estados Unidos); o professor e chefe da área de Triagem Neonatal, Dr. François Maillot (França); o presidente da International Society For Neonatal Screening; Dr. Jim Bonham (Reino Unido); o nutricionista e PhD em doenças metabólicas, Prof. Júlio Cesar Rocha (Portugal); a nutricionista Maria F. Salazar Silva (Chile); e o professor de endocrinologia pediátrica Dr. Paul Hofman (Austrália).

O VIII Congresso da SBTEIM receberá, dos Estados Unidos, diversos especialistas como a geneticista e pediatra Dra. Bárbara Burton (Estados Unidos); o médico geneticista Dr. Filippo Vairo; a biomédica e mestra em Ciências Médicas, Dra. Francyne Kubaski; o economista especialista no segmento saúde Scott Grosse e o pediatra bioquímico Dr. Vicent Carson.

Com tradução simultânea para o português, o evento trará também trabalhos científicos atualizados e aprovados pela Comissão Científica do evento (os melhores serão premiados no final).

Entre os temas abordados pelo VIII Congresso da SBTEIM estarão assuntos como os programas nacionais e internacionais de triagem neonatal (lições, entraves e desafios); mini conferências sobre doenças raras e metabólicas; simpósios sobre diagnóstico e novas tecnologias; mesas-redondas sobre triagem neonatal; painéis de discussão de casos clínicos; apresentação de trabalhos científicos; conferências nacionais e internacionais; simpósios promovidos pelas indústrias do segmento e premiação dos melhores trabalhos. A programação pode ser acessada pelo link: https://www.cbteim2022.com.br/programa.asp  .

O encontro internacional terá o apoio da CBDL, SBAC e SBPC/ML.

Com informações do site da CBDL (27/05/2022)