Desafios na Ampliação da Triagem Neonatal no Brasil
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

SBTEIM promove seminário online sobre os “Desafios na Ampliação da Triagem Neonatal no Brasil” com grandes especialistas da área

Dia 6 de junho, domingo, marca o Dia Nacional do Teste do Pezinho. Neste ano, o evento terá uma importância a mais, uma vez que o presidente Jair Bolsonaro acaba de sancionar a lei que amplia o teste no SUS (o número de doenças que serão diagnosticadas ultrapassa a 50. No teste do pezinho convencional são apenas seis). 

Para celebrar a data, a Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal e Erros Inatos do Metabolismo (SBTEIM) promove, no dia 5 de junho (sábado), a partir das 9h, um Seminário online, gratuito aos associados, com o tema “Desafios na Ampliação da Triagem Neonatal no Brasil”, com a presença de grandes nomes da área de diagnóstico neonatal. O evento será transmitido pela plataforma On24.

No temário, assuntos como: Importância e os Desafios da Ampliação da Triagem Neonatal no Brasil; O que podemos aprender com a ampliação da Triagem Neonatal em outros países; A experiência do Distrito Federal na ampliação da Triagem Neonatal; O que esperar do projeto de lei 5043/20 e o seu possível impacto na saúde dos neonatos, e ainda um debate final. 

Entre os nomes confirmados estão a endocrinologista e presidente da SBTEIM, Dra. Tânia Bachega; o diretor executivo da SBTEIM e médico pediatra, Dr. Armando Fonseca; a médica geneticista e vice-presidente da Sociedade, Dra. Carolina Fischinger; o professor do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da UFMG (Nupad) Dr. José Nélio Januário Neto; a geneticista e professora da UNIFESP/SP, Dra. Ana Maria Martins; o médico geneticista do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge de Portugal, Dr. Hugo Rocha; além da chefe do Núcleo de Genética do Hospital de Apoio de Brasília e do Serviço de Referência em Triagem Neonatal (SRTN) do Distrito Federal (DF), Dra. Maria Teresinha de Oliveira Cardoso, e do diretor-executivo da SBTEIM, Carlos Eduardo Gouvêa.

Aos associados da SBTEIM que ingressarem no mês de junho, a taxa de anuidade não será cobrada, além de poderem participar do evento gratuitamente.

O Seminário também conta com patrocínio de empresas como PerkinElmer, Waters, DLE/Grupo Hermes Pardini, Intercientífica, Danone/Nutrícia e Biomarin.

SBTEIM

A Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal Erros Inatos do Metabolismo (SBTEIM) tem como objetivo principal reunir profissionais envolvidos com estudos e pesquisa relacionados à Triagem Neonatal no Brasil.

A entidade visa ainda estimular e divulgar os processos diagnósticos e terapêuticos de doenças genéticas, metabólicas, endócrinas e infecciosas, que possam prejudicar o desenvolvimento somático, neurológico ou psíquico do recém-nascido.

Anteriormente denominada Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal – SBTN, foi fundada em 18 de setembro de 1999 e, após longo período de inatividade, a SBTN ressurgiu no dia 18 de março de 2016, em São Paulo.

A SBTEIM tem como premissa, defender a dignidade do profissional que se dedica à Triagem Neonatal e aos EIM, além de resguardar e proteger os interesses dos pacientes e familiares que se beneficiam de um diagnóstico precoce; e orientar à terapia correta no tempo adequado e acompanhamento de suas enfermidades ao longo da vida.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

9h
Abertura: Tânia Bachega, Presidente SBTEIM
20 anos da SBTEIM: Armando Fonseca, Diretor Executivo SBTEIM;

9:15 h – Simpósio
Moderadores
Carolina Fischinger de Souza, Vice-Presidente SBTEIM
José Nélio Januário Neto, NUPAD/MG;

Importância e os Desafios da Ampliação da Triagem Neonatal no Brasil
Dra. Ana Maria Martins, UNIFESP/SP;

O que podemos aprender com a ampliação da Triagem Neonatal em outros países?
Dr. Hugo Rocha, Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge/Portugal;

A experiência do Distrito Federal na ampliação da Triagem Neonatal
Dra. Maria Teresinha de Oliveira Cardoso, SRTN/DF;

10:30 h – O que esperar do projeto de lei 5043/20 e o seu possível impacto na saúde dos neonatos. 
Carlos Eduardo Gouvea, Diretor Executivo SBTEIM.

10:40 h: Debate Final

11:30 h: Encerramento

Com informações do site da CBDL (31/05/2021)

Últimas Notícias

Uma resposta

  1. Desejo ter acesso ao material gerado no encontro sobre os desafio da implantação do teste do pezinho ampliado. Aminha internet caia toda hora sem condoções plenas de ouvir o que os colegas apresentaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *