Logo ABIIS

Leia também

Saúde lança curso para qualificação profissional em traumatismo crânioencefálico

Matrículas estão abertas até 30 de junho. Curso ficará disponível até 1º de agosto

O Ministério da Saúde lançou, em parceria com a Universidade Aberta do SUS em São Luís do Maranhão, um curso online de qualificação profissional em traumatismo crânioencefálico (TCE). A capacitação de 30 horas começou em 12 de janeiro e ficará disponível até 1º de agosto, mas as matrículas podem ser feitas até 30 de junho pelo site. Ao final do curso, os participantes compreenderão todos os cuidados necessários envolvidos na atenção à saúde da pessoa com TCE e suas diferentes fases no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS).

O traumatismo cranioencefálico é definido como qualquer lesão gerada por um trauma externo e que ocasione alterações anatômicas do crânio ou comprometimento da função das meninges, encéfalo ou vasos sanguíneos dessa região da cabeça. É uma condição de urgência e emergência que necessita de intervenções médicas imediatas, geralmente provocada por acidentes, que podem acometer de crianças a idosos, com causas e níveis de gravidade variados.

Essa capacitação faz parte do Programa de Aperfeiçoamento “Atenção à Pessoa com Deficiência II: Mulheres com deficiência, saúde bucal da pessoa com deficiência, pessoa com acidente vascular encefálico, pessoa com traumatismo cranioencefálico, pessoa com paralisia cerebral, reabilitação visual e Triagem Auditiva Neonatal (TAN) e Triagem Ocular Neonatal (TON)”. O programa possui sete módulos de cargas horárias independentes. O aluno poderá obter a certificação de cada módulo concluído individualmente ou da carga horária total do programa (210 horas), uma vez concluídos todos os cursos que o compõem.

As temáticas que são abordadas no curso são:

  • Avaliação Primária e Classificação de gravidade da pessoa com TCE.
  • Processos e pressupostos básicos dos cuidados de atenção à saúde da pessoa com TCE.
  • Instrumentos de avaliação padronizados com adequadas evidências científicas, que podem ser utilizados na pessoa com TCE.
  • A qualidade de vida e tratamento após o TCE.
  • Estratégias para a inclusão na comunidade.
  • Características e organização do processo de cuidado da pessoa com TCE no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com informações do portal gov.br (31/01/2022)