Logo ABIIS

Leia também

Saúde destina R$ 10,6 milhões para equipamento de radioterapia em São José do Rio Preto (SP)

Convênio foi assinado nesta segunda (23); ministro Marcelo Queiroga também visitou o Hospital de Amor, em Barretos (SP)

Um equipamento de radioterapia que aumenta a eficácia do tratamento e diminui os efeitos colaterais para pacientes com câncer. É essa tecnologia de ponta que o Hospital de Base, em São José do Rio Preto (SP), vai receber após a assinatura de um convênio pelo ministro Marcelo Queiroga, nesta segunda-feira (23). O Ministério da Saúde vai destinar R$ 10,6 milhões para a compra do acelerador linear.

O ministro visitou o hospital, que é considerado um dos mais importantes complexos hospitalares de São Paulo e tem 85% dos atendimentos pelo Sistema Único de Saúde. Durante a visita, Queiroga conheceu várias alas da unidade, como a UTI pediátrica, centro cirúrgico, as novas instalações que irão abrigar o acelerador linear e centros de diagnóstico.

“Aqui nós temos um exemplo de uma gestão eficiente, em benefício da população. O Governo Federal tem se empenhado para dar suporte às instituições filantrópicas. Hoje eu assino um convênio onde alocaremos investimentos na área da oncologia. Nós vamos fazer de tudo para que o SUS seja sempre um porto seguro para quem precisa de atendimento da saúde pública”, afirmou o ministro durante um pronunciamento.

O acelerador linear utiliza raios x de alta frequência de forma localizada, para destruir as células cancerígenas e preservar os tecidos saudáveis ao redor. Além disso, a tecnologia diminui os efeitos colaterais, que podem ser intensos para os pacientes que passam por esse tipo de tratamento. O acelerador vai possibilitar ampliação dos tratamentos por radioterapia na unidade que é referência para mais de 2 milhões de habitantes em 102 municípios da região de São José do Rio Preto.

O Hospital de Base faz cerca de 46 mil atendimentos por mês, é referência no tratamento de alta complexidade de oncologia e outras especialidades. Além disso, é um hospital-escola, ligado à Faculdade de Medicina de Rio Preto.

Durante a visita, o ministro comentou ainda sobre a campanha de vacinação contra a Covid-19, a principal forma de combater a pandemia e desafogar o sistema de saúde. “Estou seguro que a população acima de 18 anos estará vacinada com a primeira dose em setembro e no final de outubro, toda a população brasileira estará vacinada com as duas doses. Isso se deve a estratégia diversificada que o Brasil adotou para adquirir vacinas”, afirmou.

Ainda em São José do Rio Preto, Queiroga passou pela Braile Biomédica e conheceu detalhes da indústria especializada em produção de válvulas, oxigenadores e outros insumos hospitalares usados no Sistema Único de Saúde.

Hospital de Amor

Unidade referência para o tratamento de câncer, de alta complexidade, especializada também em reabilitação e pesquisa oncológica, com atendimentos 100% SUS. O ministro Marcelo Queiroga também visitou o Hospital de Amor em Barretos (SP) nesta segunda (23).

Queiroga passou pelo Hospital do Câncer Infanto-juvenil, especializado em tratamento de crianças e adolescentes e pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital de Amor. No roteiro, ainda estiveram os setores de radioterapia, radiologia, quimioterapia, cirurgia robótica e internação.

“O câncer é uma doença muito prevalente e as expectativas, sobretudo, em função da transição demográfica que vivemos hoje, né, mais pessoas idosas e temos cada vez mais pessoas com câncer. Então, modelos como esse, com a participação da iniciativa privada deve ser estimulado no Brasil para que possamos fortalecer ainda mais a política pública de atenção ao câncer e o que o Ministério da Saúde desenvolve”, afirmou o ministro durante a visita.

Com informações do portal gov.br (23/08/2021)