Objetivo é viabilizar colaboração bilateral no campo dos Produtos de Terapias Avançadas
O Ministério da Saúde assinou, nesta quinta-feira (14), um acordo de cooperação com o Reino Unido com a finalidade de viabilizar uma colaboração bilateral no campo dos produtos de terapias avançadas. Os produtos de terapias avançadas configuram uma categoria de novos medicamentos que compreendem produtos de terapias celulares, gênicas e de engenharia tecidual.
A proposta da colaboração é promover a interação entre as comunidades científicas e industriais de ambas as nações e a criação de programas de capacitação científica e industrial.
Além do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participaram da cerimônia de assinatura o CEO do Cell & Gene Therapy Catapult, Matthew Durdy, a Embaixadora Interina do Reino Unido no Brasil, Melanie Hopkins, e a Secretária de Ciência Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos (SCTIE), Sandra de Castro.
“Reconhecendo a liderança do Reino Unido no setor da saúde de precisão e de produtos de terapias avançadas, a celebração do acordo de cooperação entre o MS e o Cell & Gene Therapy Catapult configura uma importante etapa da revolução idealizada para o SUS”, afirmou Queiroga.
As iniciativas vão apoiar e subsidiar a nacionalização de competências no desenvolvimento de produtos de terapias avançadas, resultando em maior eficiência na saúde, na indústria e na economia, bem como novos postos de empregos e oportunidades de mercado no Brasil e, principalmente, a melhoria da qualidade de vida da população brasileira.
Programa “Genomas Brasil”
Inspirado pela iniciativa dos 100 mil genomas, lançada pelo Reino Unido em 2012, o Ministério da Saúde começou a desafiadora missão de modernizar diagnósticos, prevenção e tratamentos ofertados à população brasileira.
Assim, o Programa Nacional de Genômica e Saúde de Precisão – “Genomas Brasil”, uma iniciativa em ciência, tecnologia e inovação, pretende estruturar o atual sistema de saúde para permitir a concretização, em médio prazo, de um Sistema Único de Saúde (SUS) baseado em saúde de precisão.
A iniciativa trabalha para promover a genômica no âmbito da saúde e, dentre as ações previstas, destaca-se a instituição de um banco de dados genômicos da população brasileira – a maior população multiétnica do mundo – que norteará a identificação dos fatores determinantes de doenças para prover diagnósticos, tratamentos e cuidados personalizados de alta precisão e eficácia.
Os dados genômicos aliados às evidências clínicas são cruciais para prever o risco a diversas doenças, antecipando o potencial surgimento dessas e personalizando as abordagens terapêuticas.
Essas ações estão amparadas nas diversas pesquisas científicas constantemente fomentadas pelo MS, as quais têm o poder de transformar o cuidado à saúde, permitindo a produção de mais resultados e gerando um ciclo contínuo de impacto na evolução da ciência e do cuidado à saúde.
Com informações do portal gov.br (14/04/2022)