Leia também

Regulação, avanços em tecnologia médica, acesso à saúde e a jornada do paciente são temas da MedTech 2024

Ao lado da Anvisa, a ABIIS levou temas relevantes para o debate, em evento que reuniu executivos de 48 países.

Um dos maiores eventos do mundo sobre dispositivos médicos, diagnóstico e tecnologias digitais em saúde – MedTech 2024 – aconteceu entre os dias 14 e 17 de outubro, em Toronto, no Canadá, com a presença de toda a diretoria da Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde (ABIIS). O encontro reuniu mais de quatro mil executivos de 48 países.

A agenda começou com a reunião da Global Medical Technology Alliance (GMTA), aliança de associações de dispositivos médicos que representa cerca de 85% do mercado mundial de dispositivos médicos, diagnóstico e equipamentos. Foram apresentadas as principais regulamentações para o desenvolvimento de políticas voltadas ao acesso da população a tecnologias médicas inovadoras.

Em reuniões com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o presidente da ABIIS, Bruno Boldrin Bezerra, apresentou os pontos focais da entidade em relação à agência reguladora, que são: a defesa de uma regulação inteligente; boas práticas regulatórias e Acordo de Cooperação Econômica Brasil e Estados Unidos (ATEC); participação da Anvisa nas discussões da regulamentação da inteligência artificial no Brasil; e o Fórum Anual da ABIIS.

Os representantes da Anvisa – Daniel Pereira, diretor da Terceira Diretoria; Karen Noffs, gerente geral da Gerência de Tecnologia de Produtos para Saúde; e Bianca Zimon, responsável pelo Departamento de Cooperação Internacional da Agência – explicaram a estruturação da Gerência-Geral de Tecnologia de Produtos para Saúde (GGTPS), para ganho de eficiência principalmente na análise de registro de produtos. O novo modelo requer a participação ativa das entidades setoriais para apoiar na agenda de capacitação.

A MedTech 2024 debateu ainda a importância do Reliance (confiança regulatória) no Brasil, mecanismo instituído em abril de 2024 pela Anvisa, que tem como objetivo abreviar o processo de análise para dispositivos médicos das classes III e IV. “Foi bastante importante, e sempre será, o debate entre indústria e reguladores feito com transparência e mútua boa vontade. Nesse sentido, a MedTech é fundamental. Por isso, a ABIIS organiza mesas com participação do Brasil sempre. Enriquece o debate”, afirmou o presidente Executivo da Aliança, José Márcio Cerqueira Gomes.

Em paralelo às reuniões e encontros de cunho regulatório e de acesso, painéis temáticos apresentaram as principais tendências relacionadas a inteligência artificial, transformação digital, acesso ao mercado e supply chain.