Logo ABIIS

Leia também

Realizada 1ª reunião da comissão de apoio à segurança do paciente

Grupo terá a missão de assessorar a Anvisa na elaboração de diretrizes, normas e medidas para a segurança do paciente, entre outras atribuições.

A Anvisa realizou, nesta terça-feira (29/6), a 1ª Reunião da Comissão de Apoio às Ações de Vigilância Sanitária para a Segurança do Paciente em Serviços de Saúde (Coviss). O evento ocorreu por videoconferência, entre 10h e 12h. O objetivo foi discutir temas relacionados ao trabalho da comissão, que consiste em assessorar a Agência na elaboração de diretrizes, normas e medidas para a segurança do paciente e a melhoria da qualidade dos serviços de saúde.  

Formalizada pela Portaria 229/2021, a Coviss está organizada como uma instância colegiada, de natureza consultiva, vinculada tecnicamente à Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde (GVIMS) da Gerência-Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde (GGTES).  

A reunião virtual contou com a participação de integrantes da Coviss, como Anvisa, Vigilâncias Sanitárias dos estados do Amazonas, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio de Janeiro, Ministério da Saúde, Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (Rebraensp) e universidades federais do Rio Grande do Norte (UFRN), de Goiás (UFG) e de São Paulo (Unifesp).   

Participaram do encontro, ainda, representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e da Comissão Estadual de Controle de Infecção Hospitalar do estado do Amazonas (CECIHA-AM). 

Assessoria técnica  

A Comissão deverá prestar assessoria técnica à GGTES na elaboração de normas, planos, materiais, relatórios e documentos referentes às ações destinadas à segurança do paciente. Deverá auxiliar também na análise dos dados nacionais de incidentes relacionados à assistência à saúde, propor ações para a redução de eventos adversos e prestar apoio técnico ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) nesses temas. 

Com informações do portal gov.br (30/06/2021)