A Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde visitou uma de suas associadas em 1º de outubro. O gerente executivo, Davi Uemoto, esteve na sede da WL Gore, em São Paulo e foi recebido pelo responsável por Supply Chain, Lucas Ganan, e pela responsável técnica e assuntos regulatórios, Ellen Cobra.
No encontro foram abordados alguns desafios do setor de dispositivos médicos no Brasil, como o tripé fiscal que engloba a Reforma Tributária, o Ajuste Sinief n.02/2024 e o Convênio ICMS n.01/99. “A tributação está na agenda ou deveria estar de toda liderança na área da saúde. São muitos temas que têm impacto direto na carga de impostos dos dispositivos médicos”, ressaltou Davi Uemoto. Na pauta da reunião ainda foram tratados temas como o processo de importação, a Declaração Única de Importação (DUIMP) e a necessidade de um amplo debate sobre Supply Chain na saúde visando à redução de custos ao longo da cadeia de valor.
A WL Gore é uma companhia norte-americana com um forte compromisso com a inovação em diversos setores da economia. “É impressionante a ampla variedade de produtos da empresa e o seu compromisso com a inovação, pesquisa e desenvolvimento de novos materiais”, relatou o gerente executivo da ABRAIDI. A empresa, por exemplo, é fornecedora de cabos para a indústria aeroespacial, também fábrica fibras de politetrafluoretino expandido (ePTFE) mais conhecida como teflon e, no setor de dispositivos médicos, destaca-se pela inovação na área endovascular.
Com informações do Portal ABRAIDI – 04.10.2024