Logo ABIIS

Leia também

QualiSUS Cardio: Ministério da Saúde divulga pré-classificação dos estabelecimentos de saúde aptos para o programa

Objetivo é monitorar a qualidade da assistência cardiovascular no SUS.

O Ministério da Saúde divulgou, nesta sexta-feira (27), a lista dos hospitais pré-classificados para o 1º ciclo do QualiSUS Cardio. O programa, lançado no último dia 10, monitora a qualidade da assistência cardiovascular no Sistema Único de Saúde (SUS).

Acesse aqui a lista de estabelecimentos de saúde pré-classificados.

Segundo a portaria publicada no último dia 12, o 1º Ciclo do QualiSUS Cardio avalia o desempenho dos estabelecimentos de saúde no âmbito da alta complexidade cardiovascular a partir da análise de indicadores relativos ao volume, à qualidade e à complexidade da assistência ofertada e estabelece incrementos sobre os valores de procedimentos cirúrgicos cardiovasculares em conformidade com o desempenho.

Nesta primeita etapa, estão aptos à habilitação os hospitais habilitados com o Serviço de Cirurgia Cardiovascular e Procedimentos em Cardiologia Intervencionista desde a competência de janeiro de 2019 e com respectiva produção aprovada no Sistema de Informações Hospitalares do SUS – SIH/SUS no ano de 2019, além de outros critérios.

Veja aqui a portaria. 

QualiSUS Cardio

A iniciativa inédita do Ministério da Saúde estabelece metas, parâmetros e indicadores para repasses, estimulando um atendimento de qualidade nos serviços de cardiologia para a população brasileira.

O lançamento do programa ocorre após a atualização do valor federal de Órteses, Próteses e Materiais Especiais na tabela de procedimentos, publicada em portaria em dezembro do ano passado. A vigência dessa portaria começará a valer junto com a publicação do documento que cria o programa QualiSUS Cardio. Dessa forma, cerca de R$ 299 milhões, total referente à economia gerada pela atualização dos valores, serão revertidos na atualização dos procedimentos de alta complexidade cardiovascular, além de mais R$ 200 milhões adicionais aplicados no desenvolvimento do programa.

Com informações do portal gov.br (30/05/2022)