Iniciativa busca eficiência no uso de recursos públicos e mais transparência na gestão do sistema de saúde.
Na quarta-feira (7), o Ministério da Saúde lançou o ProQuali, um programa inovador que busca elevar a qualidade das auditorias internas do Sistema Único de Saúde (SUS), visando impactar positivamente tanto a gestão do SUS quanto as políticas públicas de saúde. O evento de lançamento, realizado no auditório da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) em Brasília, reuniu servidores, gestores, auditores do SUS e representantes de diversas áreas, incluindo conselhos nacionais, o Ministério da Saúde e a Controladoria-Geral da União (CGU).
A mesa de abertura contou com a presença de autoridades importantes, como Socorro Gross, da Opas; Tereza Cristina do Amaral, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass); Ana Lúcia Silva Marçal, diretora do Conselho Nacional de Saúde (CNS); e Alexandre Rodrigues, diretor do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DenaSUS).
Durante a cerimônia, o diretor do DenaSUS fez uma retrospectiva das ações realizadas no departamento, destacando a reestruturação do Planejamento Estratégico e a criação de iniciativas como o ‘AudiÉtica’, que aborda a ética no ambiente de auditoria. “O ProQuali é um marco importante que ajudará a garantir a transparência e a eficiência no uso dos recursos públicos. É mais um passo que o DenaSUS adota para se adequar aos padrões internacionais de auditoria interna governamental, na busca pela certificação do IA-CM, que funciona como uma espécie de ISO para auditorias internas governamentais”, afirmou Alexandre.
“Quem não avalia não sabe o que está dando certo ou errado. O trabalho do DenaSUS é importantíssimo, e o ProQuali chega em um momento muito oportuno”, destacou Henrique Chaves, que representou o secretário executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger Barbosa, na ocasião.
Socorro Gross ressaltou o papel fundamental da auditoria no combate à corrupção e na garantia de que os recursos públicos sejam bem aplicados. “A auditoria não apenas identifica problemas, mas também transforma processos, tornando o sistema de saúde mais eficiente”, afirmou.
Um dos momentos de destaque do evento foi o lançamento do manual do programa, que guiará a implementação das ações do ProQuali. A palestra “Mecanismos relevantes para a qualidade das auditorias: planejamento baseado em riscos e supervisão”, ministrada por Juliana Firmino Leite, chefe do Serviço Nacional de Auditoria do SUS na Paraíba, e Jaldeci Leite Silva, chefe substituta do Serviço Nacional de Auditoria do SUS no Rio, foi outro ponto alto do lançamento.
Com informações do Portal Gov.br – 12.08.2024