Iniciativa do Ministério da Saúde visa reforçar conduta ética nas auditorias beneficiando a população que utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS).
Fortalecer a reflexão sobre fundamentos, valores e princípios éticos no âmbito das auditorias realizadas no SUS. Esse é o objetivo do projeto AudiÉtica, lançado recentemente pelo Ministério da Saúde e apresentado durante a 2ª Oficina Inter-regional do Sistema Nacional de Auditoria (SNA) do SUS, realizada em Belo Horizonte, o projeto busca promover uma cultura de integridade na auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS).
O evento, organizado pelo Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DenaSUS), contou com a presença de 120 participantes, entre profissionais dos componentes municipais e estaduais do SNA e representantes de conselhos de secretarias municipais de saúde e do controle social de sete estados: Acre, Minas Gerais, Mato Grosso, Piauí, Rio de Janeiro, Tocantins e o Distrito Federal.
Durante a oficina, o projeto foi apresentado pela coordenadora de Auditoria em Atenção Primária, Saúde Indígena e Temáticas de Saúde (Coaps), Raimunda Carlos, integrante do grupo responsável pela proposição do projeto, destacou a proposta de promover a reflexão sobre fundamentos éticos no DenaSUS e no SNA, prevenindo desvios de conduta e garantindo integridade no trabalho dos auditores. “O AudiÉtica também será um aliado no plano de comunicação organizacional do DenaSUS, ao definir diretrizes e estabelecer um fluxo que incorpora a ética em todas as práticas da auditoria”, disse.
AudiÉtica
O projeto prevê a participação de um grupo condutor, formado por representantes de todas as áreas do DenaSUS, além de facilitadores indicados pelos Serviços Nacionais de Auditoria (Seaud) – equipes responsáveis por implementar as diretrizes do AudiÉtica, que estão alinhadas ao planejamento estratégico do DenaSUS e às normas internacionais de auditoria interna.
O diretor do DenaSUS, Alexandre Rodrigues, celebrou a iniciativa como um marco importante, com potencial de transformar o ambiente de auditoria no SUS em um espaço mais ético e transparente. “O AudiÉtica tem o potencial de criar um ambiente mais transparente, ético e eficiente, beneficiando diretamente a população que depende dos serviços de saúde pública no Brasil”, afirmou.
O projeto também inclui o desenvolvimento de uma matriz de riscos éticos e debates sobre diversidade, inclusão e responsabilidade no ambiente de trabalho, reforçando o compromisso do DenaSUS em promover uma conduta profissional rigorosa, pautada pelos critérios da administração pública e pelas normas globais de auditoria.
Com informações do Portal Gov.br – 24.09.2024