Logo ABIIS

Leia também

Profissionais de saúde da América Latina recebem capacitação para diagnóstico laboratorial do vírus Monkeypox

Promovido pela Opas, treinamento é baseado na identificação do material genético do vírus.

Profissionais de saúde de sete países da América Latina recebem nos dias 9 e 10 de junho a primeira capacitação para diagnóstico laboratorial do vírus Monkeypox. O treinamento é uma parceria do Ministério da Saúde com a Organização Pan-americana da Saúde (Opas) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A capacitação envolve técnicos de institutos nacionais de Bolívia, Equador, Colômbia, Peru, Paraguai, Uruguai e Venezuela. O treinamento vai discutir os procedimentos de detecção e diagnóstico do agente causador da doença no contexto de preparação e resposta a uma possível emergência sanitária.

“A iniciativa permitirá uma preparação de resposta dos países latino-americanos diante de uma eventual emergência sanitária, além da identificação oportuna dos casos suspeitos”, diz o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros.

“É um momento histórico, mais um durante essa pandemia onde cada vez mais a gente acredita que a vigilância é fundamental para dar mais qualidade de saúde a nossa população. Por isso, estamos dispostos a compartilhar, compreender, cooperar e ajudar para que possamos ter uma região das Américas cada vez mais segura, com qualidade de saúde pública melhor”, acrescenta.

Os profissionais participarão de treinamento prático para realização do diagnóstico molecular, baseado na identificação do material genético do vírus, por meio da metodologia de PCR em tempo real (protocolo padrão adotado pela OMS). Os participantes também receberão o material necessário para implementação da metodologia em seus países.

Sobre o Monkeypox

A Monkeypox é uma doença causada pelo vírus Monkeypox do gênero Orthopoxvirus e família Poxviridae. O nome deriva da espécie em que a doença foi inicialmente descrita em 1958. Trata-se de uma doença zoonótica viral, cuja transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animal ou humano infectado ou com material corporal humano contendo o vírus.

O Ministério da Saúde estabeleceu, já no mês de maio, uma Sala de Situação para monitorar o cenário do Monkeypox no Brasil.

A medida tem como objetivo divulgar de maneira rápida e eficaz as orientações para resposta ao evento de saúde pública de possíveis casos de Monkeypox, bem como direcionar as ações de vigilância quanto à definição de caso, processo de notificação, fluxo laboratorial e investigação epidemiológica no país. E, também, elaborar um plano de ação para o rastreamento de casos suspeitos e na definição do diagnóstico clínico e laboratorial para a doença.

Com informações do portal gov.br (09/06/2022)