Leia também

Planos de saúde realizaram 1,94 bilhão de procedimentos em 2024

Atualização do Mapa Assistencial da Saúde Suplementar traz estudo inédito sobre despesas com medicamentos

Os planos de saúde realizaram 1,94 bilhão de procedimentos em 2024, incluindo consultas, exames, terapias, internações e atendimentos odontológicos. O número representa um crescimento de 0,3% em relação a 2023, quando foram feitos 1,93 bilhão de procedimentos. No topo do ranking continuam os exames ambulatoriais, com 1,18 bilhão de registros informados pelas operadoras à ANS, um aumento de 0,7% em comparação ao ano anterior. Esses e outros dados estão disponíveis no painel dinâmico Mapa Assistencial da Saúde Suplementar, no portal da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Além da atualização dos indicadores assistenciais, a nova edição apresenta um estudo inédito com as estatísticas sobre a evolução das despesas com medicamentos de 2019 a 2024, tema que reflete as transformações tecnológicas e o envelhecimento da população brasileira.

“Os dados do Mapa mostram como os brasileiros estão usando seus planos de saúde e ajudam a ANS a aprimorar a regulação para que o setor seja cada vez mais equilibrado, sustentável e próximo das pessoas”, destacou o diretor-presidente, Wadih Damous.

O painel mostra que, entre os grupos de procedimentos, os exames ambulatoriais lideram em volume, seguidos pelas consultas médicas e pelos outros atendimentos ambulatoriais, que englobam serviços prestados por fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e terapeutas ocupacionais.

As consultas médicas somaram 284,5 milhões, uma alta de 3,3% em relação a 2023, enquanto os outros atendimentos ambulatoriais cresceram 2,8%, totalizando 202,1 milhões. No entanto, houve redução nas terapias ambulatoriais (-15,3%), nas internações (-1%) e nos procedimentos odontológicos (-2,7%). Apesar de representarem apenas 0,47% do total de eventos, as internações concentraram 40% das despesas assistenciais, evidenciando seu peso financeiro no setor.

Confira os números absolutos da evolução dos procedimentos realizados pelos planos de saúde desde 2019 nos quadros abaixo:

Para uma análise mais adequada da evolução da frequência de utilização nos planos de saúde, é importante considerar o número de beneficiários do setor em cada ano. O quadro a seguir apresenta a evolução do número de procedimentos por beneficiário entre 2019 e 2024. A média de procedimentos por beneficiário manteve-se estável, com 5,5 consultas médicas, 22,9 exames e 5,2 procedimentos odontológicos por pessoa ao longo do ano.

Importante destacar que apenas os exames ambulatoriais e os atendimentos com outros profissionais de saúde apresentaram aumento em relação ao observado em 2019 (antes da pandemia de Covid-19).

Estudo inédito: medicamentos representam 10% da despesa assistencial médico-hospitalar do setor

O Mapa Assistencial traz um estudo inédito sobre a evolução das despesas com medicamentos entre 2019 e 2024, abrangendo tanto os medicamentos administrados em atendimentos ambulatoriais e hospitalares quanto os fornecidos diretamente pelas operadoras.

O levantamento evidencia como os medicamentos vêm assumindo um papel cada vez mais expressivo nos gastos assistenciais da saúde suplementar, resultado do avanço tecnológico da indústria farmacêutica, incorporação de novas tecnologias e maior complexidade dos tratamentos.

Segundo a diretora de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, Lenise Secchin, o estudo reforça a importância do monitoramento contínuo desse componente assistencial. “Compreender o impacto crescente dos medicamentos é fundamental para orientar a regulação e apoiar a sustentabilidade do setor. A análise ganha ainda mais relevância diante dos avanços tecnológicos na indústria farmacêutica e do envelhecimento populacional, fatores que ampliam as opções terapêuticas e elevam a complexidade e os custos dos tratamentos”, salientou.

Destaques do Mapa Assistencial de 2024

Exames por beneficiário

Os exames continuam liderando o volume de procedimentos na saúde suplementar, totalizando 1,18 bilhão de eventos, alta de 0,7% em relação a 2023. Foram realizados, em média, 22,9 exames por beneficiário, número levemente inferior ao de 2023 (23,2). Nos planos individuais/familiares, essa média subiu de 26,5 para 27,5 exames.

Com informações do Portal Gov.br – 10.10.2025.

Visão geral

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Leia mais sobre nossa política de privacidade e termos de uso.