Anvisa lançará, em 22/4, pesquisa pública para saber quais bases são de maior interesse da sociedade. Resultado subsidiará o segundo Plano de Dados Abertos.

Estará disponível, a partir da próxima segunda-feira (22/4), pesquisa pública para que a sociedade se manifeste sobre quais bases de dados geradas e custodiadas pela Anvisa mais lhe interessam. Os resultados da pesquisa vão contribuir para elaboração do segundo Plano de Dados Abertos da Agência (PDA 2019-2021) e também para os próximos planos. 

A pesquisa apresentará todos os conjuntos de dados da Anvisa para que o usuário indique aqueles que são de seu interesse. O instrumento para manifestação estará acessível de 22 de abril a 3 de maio. 

Os conjuntos de dados contemplados no Plano serão disponibilizados em formato aberto aqui, no portal da Anvisa, e no Portal Brasileiro de Dados Abertos.  

A pesquisa cumpre as determinações do Decreto nº 8.777, de 11 de maio de 2016, e da Resolução nº 3, de 13 de outubro de 2017, do Comitê Gestor da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (CGINDA). 

Primeiro PDA 

Em 2016, a Anvisa publicou seu primeiro Plano de Dados Abertos. No PDA, foram identificadas como de maior interesse da sociedade a lista de preços de medicamentos, o painel de execução orçamentária, as licenças de importação em portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegários e o recebimento e cadastro de documentos. 

Definição de dados abertos 

Dados abertos, de acordo com a Open Knowledge International, são aqueles que qualquer pessoa pode acessar, utilizar, modificar e compartilhar, cumpridas as exigências que visam à preservação de sua proveniência e de sua abertura. Ou seja, é preciso creditar a autoria e compartilhar por meio de licença aberta.

Com informações do Portal da ANVISA (17/04/2019)