Investimento em pesquisa será de R$ 32 milhões, por parte da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério da Saúde. Propostas devem ser submetidas até 30 de agosto
O Ministério da Saúde acaba de lançar a chamada pública Pré-Clínicas e Clínicas Estratégicas para o SUS, com valor total de R$ 32 milhões em investimento em pesquisa no Brasil. A iniciativa é da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Sectics). O objetivo da ação é apoiar projetos focados no desenvolvimento de estudos pré-clínicos e clínicos estratégicos para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Pesquisadores doutores e vinculados formalmente à Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) podem submeter as propostas até o dia 30 de agosto.
Os estudos podem abranger as seguintes temáticas: doenças crônicas não transmissíveis (DCNT); doenças raras; doenças a serem rastreadas pelo teste do pezinho, no âmbito do Programa Nacional de Triagem Neonatal; potenciais emergências de saúde pública; e condições de saúde mental.
Estruturadas em cinco eixos temáticos, as linhas de pesquisa foram elaboradas a partir de consulta junto às áreas técnicas das secretarias do Ministério da Saúde, em uma ação estratégica para alinhar as prioridades da saúde pública com o desenvolvimento científico e tecnológico.
A iniciativa está alinhada com a missão 2 do Plano de Ação para a Neoindustrialização 2024-2026 , da Nova Indústria Brasil, instituído pelo Governo Federal em 2024, bem como com o Plano de Ação de Pesquisa Clínica no Brasil e com os objetivos da Rede Brasileira de Pesquisa Clínica (RBPClin).
Com informações do Portal Gov.br – 13.08.2024