O Instituto Ética Saúde (IES) acaba de aderir ao movimento em prol da integridade empresarial. O ingresso do IES consolida ainda mais a repercussão e a influência do programa multisetorial no ambiente de negócios do país. O Pacto Brasil pela Integridade Empresarial foi lançado pela Controladoria-Geral da União (CGU), em março de 2024, e conta atualmente com mais de 290 empresas aderentes e mais de 40 apoiadores institucionais, dentre eles o Instituto Ethos, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e a Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP).
O diretor Executivo do IES, Filipe Venturini Signorelli, destaca a posição de protagonismo do Instituto Ética Saúde no programa tendo o papel de multiplicar as atuais captações de novos integrantes. “O IES, por meio das dezenas de associações que fazem parte do Conselho Consultivo do Instituto, tem o potencial de engajamento coletivo”, explica Filipe Signorelli. Ele lembra ainda que desde 2015, o IES tem se dedicado a promover e consolidar a cultura da ética e da transparência no setor da saúde. “Com mais de 150 associados, desempenhamos um papel crucial como indutores de práticas de integridade e autorregulação”, completa o diretor.
“A adesão do IES fortalece ainda mais a relevância e a influência do programa da CGU no ambiente de negócios do país”, destacou a notícia publicada no portal da Controladoria-Geral da União. O programa tem como objetivos ampliar o fomento à integridade empresarial, disseminar o conhecimento sobre o assunto e conscientizar empresas sobre a relevância do tema.
A adesão ao Pacto Brasil Pela Integridade Empresarial permite promover ganho de imagem, aumentando a reputação empresarial, tendo em vista a transparência que será dada à adesão; demonstrar o compromisso da alta direção da empresa com a busca sistemática de padrões de integridade; minimizar a probabilidade de ocorrência de fraude e corrupção e reduzir o impacto de tais eventos caso ocorram; possibilitar o acesso a capital mais facilitado e com menor custo; incrementar oportunidades comerciais com parceiros (investidores e funcionários) que compartilham dos mesmos valores; e atrair e reter funcionários que prezam pelos valores de ética e integridade.
Com informações do IES – 23.01.25.