Logo ABIIS

Leia também

Ouvidoria-Geral do SUS renova compromisso com escuta ativa e garantia do acesso à saúde e informação

Secretário-executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger Barbosa, ressaltou a necessidade de atender as justas reclamações e demandas oriundas da sociedade

Para renovar o compromisso com a escuta ativa da garantia e direito à saúde e o acesso à informação, a Ouvidoria-Geral do Sistema Único de Saúde (OUVSUS), do Ministério da Saúde, realizou a primeira reunião, nesta semana, em Brasília. O encontro apresentou a nova equipe gestora da área e iniciou o diálogo com todos os colaboradores, servidores e convidados.

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger Barbosa, ressaltou a necessidade de atender as justas reclamações e demandas oriundas da sociedade. “O trabalho da Ouvidoria eleva a cidadania em saúde para garantir o acesso a um sistema de saúde da melhor forma e qualidade possíveis. Queremos zerar a fila de reclamações da Ouvidoria e, ao mesmo tempo, ter uma outra dinâmica de trabalho”, destacou.

A Ouvidora-Geral do SUS, Maria Moro, também falou do compromisso da nova gestão com o acesso e garantia da informação. “Temos que inovar para trazer uma comunicação mais efetiva com linguagem simples e adequada, além de colocar o cidadão em contato com o Estado e dialogar com as diferentes populações que temos. Para poder escutar o cidadão, não podemos ter uma escuta burocrática”.

O evento também contou com a presença da chefe de gabinete da ministra da Saúde, Márcia Motta.

OUVISUS

A Ouvidoria-Geral do Sistema Único de Saúde (OUVSUS) é o setor responsável por receber reclamações, denúncias, sugestões, elogios e demais manifestações dos cidadãos sobre os serviços e atendimentos prestados pelo SUS. A Ouvidoria tem como objetivo principal garantir e ampliar o acesso do cidadão na busca efetiva de seus direitos, atuando como ferramenta de gestão e instrumento de fortalecimento do controle social.

Com informações do site GOV.BR (08/03/2023)