Leia também

Ouvidoria da Anvisa participa de lançamento do IntegriSaúde

Programa é voltado para a prevenção e o enfrentamento de práticas como corrupção, fraudes, irregularidades, desvios éticos, assédio e discriminação.

A ouvidora da Anvisa, Samara Furtado, participou, nesta quinta-feira (12/12), da cerimônia de lançamento do Programa de Integridade do Ministério da Saúde (IntegriSaúde), na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS). O encontro contou com a presença do chefe de gabinete do Ministério da Saúde, José Guerra, que representou a ministra Nísia Trindade, e do representante do ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius Marques Carvalho.

Também participaram do evento a ouvidora-geral da União, Ariana Frances, e a secretária nacional de Acesso à Informação, Ana Túlia de Macedo, além de outras autoridades. O convidado de honra do evento foi o professor Jorge Hage de Carvalho, ex-ministro-chefe da CGU.

O IntegriSaúde foi instituído pela Portaria GM/MS 5.763, de 25 de novembro de 2024, com os seguintes objetivos: promover a prevenção, a detecção, a remediação e a punição de práticas de corrupção, fraudes, irregularidades e desvios éticos no âmbito do MS; atuar em favor da construção de ambientes de trabalho saudáveis a todas as pessoas; e promover o respeito ao trabalho digno, à diversidade e a prevenção e o enfrentamento do assédio e da discriminação.

A ouvidora Samara Furtado considera importante a instituição do IntegriSaúde para o fortalecimento do SUS, na medida em que o programa promove a boa governança e o combate à corrupção. “O governo do presidente Lula, por meio do Ministério da Saúde, tem atuado de forma permanente e eficiente para melhorar a gestão, a transparência e o controle social para garantir sustentabilidade ao SUS”, acrescentou a ouvidora.

Com informações do Portal Gov.br – 13.12.2024