Placa comemorativa dos 120 anos do organismo internacional foi entregue à Agência como reconhecimento às contribuições do órgão brasileiro ao campo da saúde pública.
A Anvisa recebeu, nesta quinta-feira (6/7), uma placa comemorativa referente aos 120 anos da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS). A homenagem foi feita como reconhecimento às contribuições do órgão brasileiro para a melhoria da saúde pública no país e na região das Américas.
Recebida pelo diretor-presidente Antonio Barra Torres, a placa foi entregue pelo diretor da Opas/OMS, Jarbas Barbosa, juntamente com a representante do órgão internacional no Brasil, Socorro Gross Galiano. Realizado na sede da Agência, em Brasília (DF), o ato também contou com a participação dos diretores Alex Machado Campos (Terceira Diretoria) e Rômison Rodrigues Mota (Quarta Diretoria), além da diretora adjunta da Segunda Diretoria, Patrícia Tagliari.
Assinada pela representante da Opas no país, a placa comemorativa “120 anos trabalhando pela saúde e bem-estar dos povos das Américas, sem deixar ninguém para trás” reconhece a contribuição da Anvisa como “referência regional de ampliação do acesso a medicamentos, vacinas, tecnologias e outros produtos de saúde de alta qualidade, segurança e eficácia e efetividade”.
O organismo internacional reconhece também que, “em sua trajetória, a Anvisa tem se destacado no cenário internacional por sua transparência, autonomia e estímulo à participação social, bem como no pioneirismo em buscar soluções inovadoras para responder de forma rápida e precisa à permanente evolução técnico-científica na saúde, beneficiando a todos os povos do Brasil e das Américas”.
Um dos momentos mais importantes da atuação da Anvisa na saúde pública brasileira ocorreu durante o enfrentamento à fase crítica da pandemia de Covid-19. Na ocasião, a Agência seguiu recomendações da Opas/OMS e atuou no país para o adequado cumprimento das orientações internacionais desses organismos, visando a proteção da população.
Durante a fase mais crítica da pandemia, a Anvisa foi responsável pelo estabelecimento de regras excepcionais, adotadas para o controle e a proteção de passageiros, trabalhadores e prestadores de serviços em portos, aeroportos e áreas de fronteira.
Além disso, a Agência atuou, da forma mais rápida possível, na avaliação e na aprovação de pesquisas clínicas para o desenvolvimento de vacinas e medicamentos, bem como no registro desses produtos, para garantir aos brasileiros o acesso a tratamentos seguros no momento da crise.
O órgão também foi responsável pela flexibilização de regras que permitiram a importação de insumos e produtos para a saúde prioritários para o enfrentamento à Covid-19, como itens utilizados em serviços de saúde e na assistência a pacientes em estado grave (respiradores, máscaras cirúrgicas e dispositivos médicos, entre outros).
Estabeleceu, ainda, normas e recomendações para o adequado funcionamento de laboratórios de saúde pública e da hemorrede, além das orientações sobre higienização das mãos, uso de máscaras faciais e distanciamento social, entre outras ações.
Antes da entrega da placa comemorativa, os diretores da Anvisa e da Opas realizaram uma reunião de trabalho para tratar de temas relacionados à atuação das duas instituições no campo da saúde pública.
Com informações do portal GOV.BR (11/07/2023)