Logo ABIIS

Leia também

OMS e FIND firmam acordo para acesso e aceleração de tecnologias para diagnósticos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a instituição internacional de diagnóstico, FIND, assinaram, na última terça-feira (4/6), um acordo de parceria para acelerar a inovação e o acesso a diagnósticos de qualidade.

“Trata-se de um reconhecimento de uma relação duradoura entre a FIND e a OMS. É muito mais do que uma formalização da nossa colaboração, uma vez que abre novos caminhos para trabalharmos juntos, salvar vidas e melhorar a saúde”, comentou Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS.

O líder da OMS salientou que o novo acordo é uma grande mudança na relação entre as entidades com vistas à aceleração de tecnologias inovadoras, acesso aos diagnósticos e apoio aos países na implementação da resolução da Assembleia da OMS.

O tratado objetiva estabelecer a FIND como o principal parceiro estratégico em diagnósticos no tocante à abordagem à resistência antimicrobiana, doenças infecciosas como HIV, malária e tuberculose, além de doenças não transmissíveis como hipertensão, doenças cardíacas, câncer de colo do útero e diabetes.

“Em um momento em que houve três casos de transmissão de gripe aviária H5N1, de vacas para humanos no último mês, além de um surto de MPOX (varíola dos macacos) na República Democrática do Congo, a importância dos testes de diagnóstico para identificar surtos e eliminá-los antes que eles se tornarem grandes epidemias ou mesmo pandemias nunca foi tão crítico”, alertou Ayoade Alakiia, presidente do conselho da FIND.

A OMS também introduziu no ano passado uma iniciativa piloto para criar um Painel de Revisão de Especialistas para Produtos de Diagnóstico (ERPD) para doenças tropicais negligenciadas.

Com informações do Site da CBDL – 10.06.2024