Logo ABIIS

Leia também

Número de exames e positividade de covid-19 continuam a cair, segundo Abramed

Dados reunidos pela Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), cujos associados respondem por cerca de 60% de todos os exames realizados pela saúde suplementar no país, revelam que o número de exames de covid-19 realizados e a taxa de positividade vêm caindo a cada semana.

De 14 a 20 de janeiro de 2023, foram realizados 13.548 exames, com 14,5% de positividade, contra 17.502 na semana anterior, de 7 a 13 de janeiro, com 15,6% positivos. A diferença no número de exames foi de 22,5%; em relação à positividade, registrou-se apenas 1,1 ponto percentual de decréscimo.

Nas últimas seis semanas, o maior valor, tanto de exames realizados quanto de positividade, foi registrado de 10 a 16 de dezembro de 2022, quando os laboratórios associados à Abramed realizaram 37.948 exames, com 34,9% de positividade. Em comparação com a semana atual, representa uma queda de 64,2% na quantidade de exames e de 20,4 pontos percentuais em positividade.

A Abramed lembra que vacinação é uma das formas mais eficazes de prevenir doenças infecciosas e é de extrema importância, pois não apenas protege a pessoa vacinada, mas também a comunidade como um todo. Além disso, a vacinação evita complicações graves e mortes relacionadas às doenças imunizadas.

A medicina diagnóstica ajuda a identificar as doenças infecciosas em uma fase precoce, o que permite que o tratamento seja iniciado o mais cedo possível e evita o agravamento da doença. Além disso, também é usada para determinar se uma pessoa está realmente infectada com uma determinada doença, o que é importante para a tomada de decisão sobre a vacinação. Isso é fundamental quando se trata de doenças infecciosas que podem ser transmitidas de pessoa para pessoa, como a covid-19.

Com informações do site da CBDL (30/01/2023)