Logo ABIIS

Leia também

NOVAS TECNOLOGIAS EM DIAGNÓSTICO FOI TEMA DE DEBATE DE SEMINÁRIO PROMOVIDO PELA CBDL

No início de março, a Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), realizou o seminário “As Perspectivas para Inovação em Diagnóstico no Brasil”, no Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, em São Paulo (SP). O evento contou com a participação de entidades do segmento laboratorial, Ministério da Saúde e Anvisa.
Um debate, com moderação do presidente executivo da CBDL, Carlos Eduardo Gouvêa, contou com as presenças do Dr. Carlos Eduardo Ferreira dos Santos (médico patologista do Laboratório do Hospital Israelita Albert Einstein – HIAE); Dr. Álvaro Pulchinelli (presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial – SBPC/ML); Dr. Diogo Soares (Ministério da Saúde); Marcella Abreu (Anvisa); Marcelo Morales (UFRJ); Dr. Cristóvão Mangueira (Laboratório do HIAE) e Fulvio Facco (presidente do Conselho de Administração da CBDL).

O acesso aos pequenos laboratórios e o avanço ultra rápido das inovações tecnológicas em saúde foram abordadas pelo Dr. Carlos Eduardo Ferreira dos Santos, que foi o último presidente da SBPC/ML, e que deu lugar ao Dr. Álvaro Pulchinelli, na liderança da entidade. O novo presidente salientou sobre a necessidade de inserir a população às novas tecnologias, além da oferta ao pesquisador, o apoio profissional e o papel fomentador de oportunidades. “O Point of Care pode ser a nova maleta do médico e na grande mudança de pensar o laboratório”, frisou.
O Ministério da Saúde, representado pelo Dr. Diogo Soares, enalteceu a Anvisa nas iniciativas da Agência no tocante à regulação e a destreza com que a instituição tem avaliado e registrado, com critérios, as novas tecnologias.

Marcou presença também no encontro, com participação online, o acadêmico da UFRJ e membro do Senado Federal, Marcelo Morales, que destacou as experiências desde 2020 com a pandemia e a criação da Rede Vírus e as estratégias adotadas com a vacinação, o escalonamento e a regulação emergencial da Anvisa. “O trabalho deve ser contínuo na união dos poderes executivo, legislativo e judiciário. Tudo deve ser bem debatido dentro do Congresso Nacional para avançar com os desafios éticos e regulatórios”, completou ele.

Em sua fala, Marcella Abreu, da GEVIT – Anvisa, sublinhou as conquistas que a Agência teve nos últimos anos com a maturidade regulatória sem precedentes. “Flexibilidade e integração! A Anvisa trabalhou em conjunto por melhores resultados nas propostas de acesso às tecnologias no desenvolvimento de produtos para a saúde”, determinou a gerente.

Para finalizar, o presidente do Conselho de Administração da CBDL, Fulvio Facco comemorou o avanço das iniciativas privadas e do poder público nos processos de desenvolvimento de novas soluções diagnósticas. “Mais de 70% dos insumos passam por alguma empresa associada à CBDL. Estamos muito atentos e integrados com a regulação e o advento das inovações. Preocupados com o compliance e envolvidos com a cadeia de distribuição para proporcionar mais valor à ponta, o paciente”, concluiu. (Com informações OficinadeMídia/CBDL – 03.03.24)

Com informações do portal GOV.BR (13/03/2024)