Leia também

Nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação foi discutida em Brasília

O Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) discutiu, na última quinta-feira (4), no Palácio do Planalto, a nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) para o período de 2024 a 2034. O documento define as principais diretrizes da política científica e tecnológica do país para a próxima década.

Elaborada a partir das diretrizes da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, a estratégia contou com a participação de mais de 100 mil pessoas. O objetivo é transformar conhecimento em soluções tecnológicas voltadas às necessidades da sociedade, dentro de um projeto de desenvolvimento baseado em inclusão, sustentabilidade e soberania.

O texto ressalta que o Brasil enfrenta um cenário decisivo, marcado por avanços na digitalização, pela crise climática e por disputas geopolíticas na área tecnológica, o que exige o fortalecimento do Sistema Nacional de CT&I, ampliação dos investimentos em pesquisa e estímulo à inovação.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, afirmou que a nova estratégia representa um avanço após um período de retrocessos. Segundo ela, a ENCTI recoloca o Brasil em uma trajetória de desenvolvimento inovador, soberano e competitivo, com impactos diretos na vida da população.

Durante a reunião, o presidente da República e presidente do CCT, Luiz Inácio Lula da Silva, destacou a importância da ciência para o desenvolvimento social e econômico do país. Para ele, a entrega da estratégia simboliza um passo importante na superação de vulnerabilidades históricas, no fortalecimento de áreas estratégicas e na transformação do conhecimento em bem-estar para a população.

A estratégia também se diferencia do futuro Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação (PACTI), que detalhará metas e ações a cada cinco anos. A proposta do governo é consolidar a CT&I como uma política de Estado, capaz de sustentar um novo ciclo de desenvolvimento industrial, ambientalmente responsável e socialmente inclusivo.

Antes de ser oficializada, a ENCTI 2024–2034 ainda passará por consulta pública. A participação da sociedade estará aberta entre os dias 5 e 20 de dezembro, por meio da plataforma Brasil Participativo.

Com informações do CBDL – 08.12.2025.

Visão geral

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Leia mais sobre nossa política de privacidade e termos de uso.