Leia também

Nota de apoio à ANVISA

A Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde (ABIIS) manifesta apoio às declarações do diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, nesta sexta-feira (23/08), sobre o número insuficiente de servidores para cumprir prazos de liberação de medicamentos. Um problema que afeta também os dispositivos médicos.

Desde agosto de 2023, a ABIIS vem a público declarar preocupação com a lacuna no quadro de colaboradores da Anvisa e alertar para o risco de colapso. A Agência opera atualmente com cerca da metade do pessoal necessário para o funcionamento pleno. O ideal seriam 2.900 colaboradores.

Reforçamos o pedido da Agência – de contratação dos aprovados em concurso já concluído e incremento do número de vagas em concursos públicos a serem realizados – em reuniões com parlamentares e com representantes dos ministérios da Saúde e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), nos últimos meses.

A Anvisa é responsável pela regulação sanitária de aproximadamente 30% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro – R$ 10,9 trilhões no ano passado. São dispositivos médicos, diagnóstico, medicamentos, imunobiológicos, transplantes, saneantes, alimentos, cosméticos, fumígeros, radioisótopos e risco a saúde. 

A ABIIS alerta, mais uma vez, que, sem uma ação rápida e abrangente, a Agência corre o risco de comprometer ainda mais sua eficácia na proteção da saúde pública, o que pode acarretar sérias consequências sociais e econômicas para o Brasil, além de prejudicar a reputação internacional.  A Anvisa bem equipada e com plena capacidade de operação, além de garantir o acesso dos cidadãos à tratamentos adequados, também é o pilar de um Complexo Industrial da Saúde Brasileiro robusto, que dê suporte à cadeia de abastecimento e, consequentemente, que gere as melhorias necessárias na saúde pública.

José Márcio Cerqueira Gomes
Presidente executivo da Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde

Visão geral

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Leia mais sobre nossa política de privacidade e termos de uso.