Logo ABIIS

Leia também

Na posse de novo diretor da OPAS, ministra da Saúde reforça compromisso do Brasil com pautas relacionados à saúde global

Para Nísia, prioridades apontadas irão contribuir para a construção de sistemas nacionais de saúde mais robustos e resilientes

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, compareceu, nesta terça-feira (31), à posse do novo diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o médico brasileiro Jarbas Barbosa, em Washington, nos Estados Unidos. Durante discurso na abertura da cerimônia, Nísia, que chefiou a delegação brasileira, destacou o compromisso do Brasil para o fortalecimento da Organização no cenário internacional.

“Tenho certeza de que não só o Brasil, mas todos os países da região, estão de acordo com as prioridades apontadas e que elas contribuirão de maneira significativa para a construção de sistemas nacionais de saúde mais robustos e resilientes”, disse a ministra.

Dentre as pautas prioritárias apresentadas por Jarbas Barbosa a serem trabalhadas na região, Nísia Trindade citou o fortalecimento da capacidade de preparação, detecção e resposta às emergências globais e ampliação da capacidade de produção de medicamentos, vacinas e produtos médicos na América Latina e Caribe.

A ministra também reforçou o compromisso do Governo Federal com o desenvolvimento sustentável, com a equidade na saúde, o fortalecimento científico e tecnológico visando a autonomia do país, através do fortalecimento da produção local e do Complexo Econômico e Industrial da Saúde.

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, também indicou a prioridade que o governo brasileiro confere aos temas relacionados à saúde global, e à OPAS em particular. Durante a cerimônia, a ministra leu uma mensagem do presidente.

“Precisaremos atuar, de forma rápida, para o aumento da vacinação de nossa população, em especial contra à Covid-19; o combate à desinformação; e a retomada de decisões sanitárias baseadas em ciência. Para tanto, será um alento poder contar com o apoio do Dr. Jarbas Barbosa, que possui todas as credenciais para exercer com excelência suas novas funções, tendo acumulado extensa trajetória nos níveis municipal, estadual e federal do SUS e também no âmbito internacional”, disse Lula na mensagem.

Com informações do site da GOV.BR (31/01/2023)