Na pauta, a discussão do processo de avaliação de cada autoridade pela Organização Mundial da Saúde.
A delegação da Anvisa realiza uma missão no Cairo, entre os dias 5 e 7 de junho, a convite do governo egípcio. Na ocasião, a Agência participa do evento Africa Health ExCon, convenção e feira do setor de saúde, com participação de autoridades reguladoras e do setor regulado.
Durante o primeiro dia de atividades, o Diretor-Presidente da Anvisa acompanhou a sessão de abertura com a presença do presidente egípcio, Abdel Fattah El-Sisi, que destacou a importância de um ambiente regulatório sólido para a atração de investimentos e o desenvolvimento, além de apresentar as perspectivas para o setor de saúde no Egito. Também no primeiro dia do evento, a diretora-geral adjunta da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mariangela Simão, mencionou a atuação da OMS no fortalecimento das capacidades regulatórias das autoridades nacionais e enalteceu a iniciativa egípcia de fortalecer suas capacidades na área da saúde, em suas diversas vertentes, incluindo a formação profissional e a sustentabilidade econômica.
Posteriormente, o Diretor-Presidente reuniu-se com o Presidente da Agência Egípcia de Medicamentos, Tamer Essam. As duas autoridades acordaram incrementar a cooperação entre as agências, mediante a assinatura de um memorando de entendimento interinstitucional, em fase final de negociação.
Além disso, foi discutido o processo de avaliação de cada autoridade pela OMS. A agência egípcia foi recentemente avaliada pela OMS, alcançando nível de maturidade satisfatório na regulação de vacinas. Por outro lado, a Anvisa é autoridade de referência transitória da OMS na regulação de medicamentos e vacinas (transitional WHO listed authority), devendo submeter-se a uma avaliação em breve, com o objetivo de certificar sua classificação de maneira permanente.
Com informações do portal gov.br (06/06/2022)