Logo ABIIS

Leia também

Ministra reforça importância de serviços digitais para avanço dos sistemas de saúde

Nísia Trindade discursou durante primeiro dia de debates do Grupo de Trabalho de Saúde do G20, em Brasília.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, participou, na segunda-feira (8), em Brasília, de reunião plenária do Grupo de Trabalho de Saúde do G20. A sessão debateu como a telessaúde e os serviços digitais podem contribuir para os cuidados em saúde e acesso mais equitativo aos sistemas.

“O Brasil tem a convicção de que as tecnologias, quando usadas de forma significativa e com base em preceitos éticos, contribuem para o avanço dos sistemas de saúde e são uma grande aposta para o futuro dos países”, destacou Nísia.

No evento, a ministra também lembrou o lançamento do programa SUS Digital pela pasta e disse que a proposta do Brasil é alçar a saúde digital como base para o melhor atendimento da população e maior integração e capacidade de análise dos dados de saúde.

Na abertura do evento, a secretária de Informação e Saúde Digital, Ana Estela Haddad, reforçou a temática da saúde digital como prioridade da presidência brasileira no G20. “Destaco o reconhecimento e a importância que nosso país tem dado à telessaúde como forma de democratizar o acesso ao serviço e apoiar a cobertura universal de saúde”, disse.

Agenda da semana

As sessões do Grupo de Trabalho (GT) de Saúde ocorrem ao longo desta semana e contam com uma programação diversificada. Entre os temas da pauta estão debates sobre a criação de uma aliança global para produção e inovação em insumos para a saúde e a preparação para crises sanitárias. Os debates serão guiados pelo chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais (Aisa) do Ministério da Saúde, embaixador Alexandre Ghisleni, que coordena o GT.

O encontro dá continuidade à primeira reunião do GT, realizada em fevereiro, sob a presidência do Brasil, quando foram apresentadas as propostas para discussão no âmbito da saúde aos países participantes.

Essa preparação de propostas de saúde, bem como construção de consensos, visa à grande reunião ministerial no Rio de Janeiro, em outubro. Nesta ocasião, serão estabelecidos os acordos sobre as temáticas discutidas no decorrer do ano, para que sejam levados às organizações internacionais e endossadas pelos ministros que compõem o GT de Saúde.

Conheça o programa SUS Digital

O G20

O Grupo dos 20 (G20) é formado pelas 19 maiores economias do mundo, além da União Europeia e da União Africana. O fórum de cooperação econômica será presidido pelo Brasil até novembro de 2024. Os assuntos prioritários estabelecidos pelo governo brasileiro são combate à fome, pobreza e desigualdade, as três dimensões do desenvolvimento sustentável (econômica, social e ambiental) e a reforma da governança global.

Com informações do portal GOV.BR (09/04/2024)