Logo ABIIS

Leia também

Ministra participa de reunião temática sobre ciência, tecnologia e inovação em saúde

Evento faz parte da etapa de preparação para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), que será realizada em junho.

O Ministério da Saúde, em cooperação com a pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), realizou, na terça-feira (2), a Reunião Temática de Ciência e Tecnologia & Inovação em Saúde. Com o tema “Saúde como vetor de desenvolvimento: estratégias para o Complexo Econômico-Industrial da Saúde e desafios contemporâneos para a pesquisa em saúde”, o encontro reuniu representantes do governo, da comunidade científica, indústria, movimentos sociais e profissionais da saúde para um diálogo sobre os desafios da pesquisa.

Durante a mesa de abertura, a ministra Nísia Trindade reforçou que a união interministerial entre a saúde e a inovação representa uma aliança pela ciência, pela saúde e por um Brasil mais justo. “Trata-se de um projeto de país que precisa da ciência e tecnologia para ter autonomia no campo da produção, do desenvolvimento científico e da inovação em saúde. Então, somos parte desse projeto também”, reiterou.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Sectics), Carlos Gadelha, abriu as discussões destacando o investimento recorde em ciência no ano passado e ressaltando o papel da iniciativa como um marco simbólico do retorno a valorização da ciência na pasta da Saúde. “Essa ciência, tecnologia e inovação devem servir a um projeto de país que seja justo e sustentável. Isto dialoga completamente com a área de saúde. Não há justiça ou sustentabilidade sem uma saúde forte”, enfatizou.

O evento apresentou quatro palestras com assuntos importantes para a discussão atual no setor, como o Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS), a saúde pública e global, as doenças e populações negligenciadas e as novas terapias que se baseiam em tecnologias inovadoras. Esta reunião também representa o início das discussões para a organização da 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (CNCTIS), prevista para 2025, com realização da Sectics.

A mesa “Desafios Contemporâneos da Pesquisa em Saúde Pública e Saúde Global” foi coordenada pela diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit), Ana Caetano. Ela destacou que se deve abordar a saúde não apenas como biológica, mas com uma série de determinantes, como os fatores sociais, demográficos, geográficos, e culturais, principalmente em um país como o Brasil, respeitando as suas etnias e populações originais. Na mesa, discutiu-se a necessidade de pesquisas de implementação, redução de desigualdades estruturais, ciência aberta, saúde digital e as transformações digitais nos sistemas de saúde.

O evento também contou com participação de representantes do Conselho Nacional de Saúde (CNS), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Drugs for Neglected Diseases initiative (DNDi), dentre outros.

Com informações do portal GOV.BR (05/04/2024)