Objetivo do encontro é debater a contribuição dos institutos de cada país ao Grupo de Trabalho da Saúde e outras forças de trabalho do grupo.
Começou, nesta segunda-feira (9), o primeiro de três dias de atividades da Conferência dos Institutos Nacionais de Saúde Pública do Grupo dos 20 (G20). A primeira edição do evento, realizado no Rio de Janeiro, contou com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade.
O objetivo do encontro é debater a contribuição dos institutos nacionais de cada país ao Grupo de Trabalho da Saúde na Trilha dos Sherpas, composta pelos emissários pessoais dos líderes do G20 e que supervisionam as negociações, assim como a outros braços de trabalho como a Força-tarefa para Aliança Global contra a Fome e a Pobreza; à Força-tarefa para Mobilização Global contra a Mudança do Clima; e à Força-tarefa Conjunta de Finanças e Saúde.
“Não queremos que o G20 seja um fórum de rotina mas, que no caso da saúde, esteja atento a grandes desafios”, destacou Nísia Trindade.
No evento, a ministra voltou a reforçar que clima e saúde não podem mais ser dissociados, dada tragédias climáticas como a que atingiu o Rio Grande do Sul, com as enchentes no estado, e os incêndios que acometem a região amazônica neste momento e impacta diretamente a saúde da população.
No final do encontro, deve ser construído um consenso que seja representativo dos institutos nacionais dos países membros sobre a agenda definida pela presidência do G20, contribuindo para as decisões dos ministros da Saúde e do chefes de Estado e de governo que compõem o G20.
INSP
Os Institutos Nacionais de Saúde Pública (INSP) são instituições públicas, componentes da estrutura dos ministérios de Saúde do G20, responsáveis por apoiá-los na missão de promover a saúde e de prevenir, tratar e recuperar indivíduos e coletividades de doenças transmissíveis e não-transmissíveis, assim como de desastres e emergências sanitárias.
Desde 2006, em reunião promovida pela Fiocruz, no Rio de Janeiro, ficou estabelecida a International Association of National Public Health Institutes (IANPHI), sigla em inglês para Associação Internacional de Institutos Nacionais de Saúde Pública. Ela reúne cerca de 115 institutos nacionais de 98 países, incluindo todos os países do G20.
Grupo dos 20
O G20 é um fórum que promove debate aberto e construtivo entre países desenvolvidos e os que estão em desenvolvimento, como o Brasil, para tratar de assuntos-chave relacionados à estabilidade econômica global. Reúne as 19 maiores economias do planeta, além da União Europeia e da União Africana.
Com informações do Portal Gov.br – 09.09.2024