Leia também

Ministra Nísia Trindade acompanha inauguração do centro cirúrgico do Hospital Municipal Ronaldo Gazolla

Em agenda no Rio de Janeiro, ministra da Saúde esteve no hospital que foi palco do lançamento do Programa Nacional de Redução de Filas

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, acompanhou a inauguração do centro cirúrgico do Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, no Rio de Janeiro. O evento, realizado na tarde desta sexta-feira (7), abriu o Super Centro Carioca de Cirurgia (SCCC), nas novas instalações da unidade de Acari, bairro da capital fluminense. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, o novo espaço tem 13 salas cirúrgicas com capacidade para realizar mais de 30 mil procedimentos por ano. Também estavam presentes o prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Saúde Daniel Soranz.

“Assim como o presidente Lula, seguimos a máxima que na saúde não há gastos, há investimentos na nossa população, no nosso bem-estar. Fico muito feliz de ver esse hospital reerguido aqui em Acari”, cumprimentou Trindade. Ela ressaltou que o Ministério da Saúde está em constante diálogo com o parlamento, com os gestores e com a representação política. “Não existe essa divisão. O importante é que a política na saúde seja em defesa da população, seja uma política para o SUS”, destacou a ministra.

Nísia havia visitado a cidade em fevereiro, na companhia do presidente Lula, para lançar o Programa Nacional de Redução de Filas (PNRF). Ainda de acordo com a Saúde do Rio, a inauguração da unidade de Acari deve auxiliar no alcance das metas de diminuição da espera por cirurgias e procedimentos eletivos. Ao longo da primeira etapa do PNRF, todo o estado do Rio de Janeiro deve realizar 27,6 mil cirurgias, 80% dos 34,5 mil procedimentos represados nos municípios fluminenses.

Vacinação infantil

Mais cedo, nesta sexta-feira (7), a ministra Nísia Trindade participou de uma transmissão ao vivo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) para falar sobre a imunização das crianças e adolescentes e o desafio de retomar as altas coberturas no país. Ao lado do diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Eder Gatti, a ministra anunciou a substituição gradual da Vacina Oral Poliomielite (VOP) pela versão inativada (VIP), a partir de 2024.

Representantes da SBP nas cinco regiões do Brasil também foram ouvidos e apresentaram sugestões sobre como melhorar a abordagem à população e ampliar a adesão à imunização.

Com informações do portal GOV.BR (11/07/2023)