Leia também

Ministra Nísia afirma que instituições e setor produtivo têm papel importante no desenvolvimento do complexo da saúde

Declaração foi dada durante congresso de hospitais privados em São Paulo. Titular da pasta da Saúde também manifestou interesse em fortalecer parcerias por meio do Proadi-SUS e outros programas.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, participou, nesta quarta-feira (16), de mais uma edição do Congresso Nacional de Hospitais Privados (Conaph), em São Paulo. O tema deste ano é “saúde para o futuro”.

A ministra aproveitou o encontro com os representantes das instituições privadas para enaltecer o papel deste setor para o desenvolvimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Ceis). “A indústria da saúde é uma realidade e tem no Ministério da Saúde um pilar importante. Temos a participação do setor produtivo como base deste trabalho”, disse.

Trindade lembrou do sucesso de resultados do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), iniciativa que busca fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de uma parceria estratégica entre o ministério e hospitais filantrópicos de reconhecida excelência no país.

Em 15 anos, os 6 hospitais participantes do Proadi-SUS investiram R$ 7 bilhões em projetos que contribuíram para melhorias na gestão de serviços de saúde, infraestrutura, qualidade de atendimento no SUS e formação profissional. A ministra também manifestou interesse em ampliar as parcerias. “Convido todo o setor para trabalharmos de forma conjunta para fortalecer a Política Nacional de Atenção Especializada em nosso país”, concluiu.

Parceria estratégica

O Ministério da Saúde firmou um acordo de cooperação com a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) para acesso e uso do Sistema de Indicadores Hospitalares (SINHA).

A plataforma SINHA, que fornece dados hospitalares, será usada para comparação e análise de indicadores. O acordo prevê o compartilhamento de experiências sobre a judicialização no setor de saúde e a discussão de possíveis parcerias público-privadas para estratégias nacionais do Ministério da Saúde, que visam ampliação e qualificação do cuidado prestado ao paciente como o Programa Mais Acesso a Especialistas .

Além disso, o acordo prevê o fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, que é essencial para impulsionar a inovação dentro das instituições.

Com informações do Portal Gov.br – 16.10.2024