O evento reforça importância da parceria entre o Ministério da Saúde e instituições acadêmicas para o avanço da pesquisa científica e da saúde pública no Brasil.
Nesta sexta-feira (13), a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, participou de cerimônia de inauguração da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, no Rio de Janeiro. Durante o evento, foi destacada a relevância da parceria entre o Ministério da Saúde, Ministério da Educação (MEC) e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) na formação de profissionais qualificados e na promoção de avanços científicos que fortalecem o Sistema Único de Saúde (SUS).
“Quero ressaltar o trabalho conjunto entre os Ministérios da Saúde, da Educação e da EBSERH pelo fortalecimento dessa política pública. Estamos comprometidos em avançar em uma residência médica de qualidade. Isso só é possível com uma estrutura integrada entre os órgãos.” afirmou Nisia.
A nova estrutura da faculdade é fruto do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e de emendas parlamentares destinadas pela bancada do Rio de Janeiro.
Ela simboliza um marco na integração entre ciência, tecnologia e políticas públicas de saúde, reafirmando o compromisso do governo federal com a inovação e o bem-estar da população. “A valorização das instituições de ensino é uma prioridade transversal para o governo. Aproveito para destacar o impacto do Reuni, criado pelo presidente Lula, que reestruturou e ampliou o alcance das universidades brasileiras”, ressaltou a ministra.
Atualmente, a UFF atende mais de 1,4 mil alunos em cursos de graduação, pós-graduação e especialização, beneficiados por iniciativas como o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) e o ProfSaúde, programa de pós-graduação em Saúde da Família apoiado pelo Ministério da Saúde.
“A formação desses futuros profissionais será fundamental para fortalecer o SUS, que já conta com 417,7 mil médicos, a segunda maior categoria do sistema. Esses novos talentos terão um impacto direto no cuidado à saúde em todas as regiões do Brasil”, concluiu Nisia, lançando um desafio aos gestores estaduais e municipais sobre a implementação do Programa Mais Acesso a Especialistas na região.
“Chamo vocês para perto. Vamos fortalecer o Programa Mais Acesso a Especialistas, uma das prioridades do presidente Lula. Precisamos entregar oferta de cuidado integral à população”, completou a ministra.
Com informações do Portal Gov.br – 13.12.2024