Temas como serviços e resiliência da saúde, tecnologia e saúde digital serão discutidos pelos dois países.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, e o ministro da Saúde da Indonésia, Budi Gunadi Sadikin, assinaram, nesta quarta-feira (7), um memorando de entendimento que visa estabelecer uma cooperação na área da saúde. O objetivo é fortalecer uma parceria com especial atenção para os temas de serviços de saúde; resiliência da saúde, incluindo emergências e segurança dos dispositivos farmacêuticos e médicos; recursos humanos em saúde; tecnologia, incluindo saúde digital e biotecnologia, dentre outros.
A pauta foi debatida durante a reunião bilateral dos ministros da Saúde, em Brasília, onde foram discutidos potenciais temas de cooperação no âmbito bilateral e ações conjuntas em fóruns multilaterais. O memorando está em conformidade com o Acordo de Cooperação Técnica entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República da Indonésia, assinado em 11 de maio de 2018, em Jacarta.
O documento é uma oportunidade para que as pastas dos dois países possam consolidar e aprofundar os laços históricos, além de intensificar as tratativas para uma cooperação mais estratégica em assuntos relacionados à saúde pública.
Com informações do portal GOV.BR (08/02/2023)