Evento começa nesta terça (8) com a presença de principais autoridades do cenário da saúde nacional para debater resultados do triênio 2021-2023 para o SUS.
O Ministério da Saúde promoverá em Brasília, de terça até quinta-feira (8 a 10), o 1º Seminário Anual de Avaliação de Projetos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) para debater os principais resultados alcançados pelos projetos desenvolvidos no âmbito do programa no 5º triênio (2021 a 2023). O evento será híbrido e transmitido ao público em geral por meio do Canal do DataSUS. Apenas as oficinas não terão transmissão on-line.
Além da avaliação técnica dos projetos, o seminário busca fomentar a discussão ampla sobre tendências e perspectivas da avaliação de políticas públicas para contribuir com a estruturação de metodologias de avaliação para o programa. Busca-se, ainda, agregar conhecimentos relativos ao tema do monitoramento e avaliação (M&A), a partir do conhecimento e da experiência de diversos atores, para o alinhamento das futuras ações com as diretrizes prioritárias do Ministério da Saúde.
A programação do seminário conta com oficinas, workshops, palestras, painéis e mesas-redondas que buscam proporcionar um debate amplo em torno do M&A. O evento promoverá um espaço aberto e democrático, onde diferentes órgãos e entidades parceiras terão a oportunidade de contribuir para as discussões e reflexões. A diversidade de perspectivas será fundamental para enriquecer o debate e trazer soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelos projetos do Proadi-SUS.
Os participantes falarão sobre o impacto destas iniciativas para o SUS, apresentando casos de projetos nas áreas de atuação em pesquisas de interesse público em saúde; avaliação e incorporação de tecnologias em saúde; desenvolvimento de técnicas e operação de gestão em serviços de saúde; capacitação de recursos humanos; além de iniciativas que promoveram a prestação de serviços ambulatoriais e hospitalares no SUS.
Resultados do Programa
Durante o triênio 2021-2023, foram realizados 169 projetos de apoio ao desenvolvimento institucional do SUS, envolvendo mais de R$2,3 bilhões de investimentos por meio da imunidade tributária concedidas aos hospitais de excelência. Todos os projetos do 5º triênio estiveram alinhados aos 7 objetivos do Plano Nacional de Saúde (2020-2023).
Com atuação em todos os estados e presença em mais de 5 mil municípios, o impacto do PROADI-SUS é indiscutível. Iniciativas em telessaúde como os projetos TeleNordeste e TeleAMEs, que já realizaram mais de 370 mil atendimentos em regiões remotas, são apenas alguns exemplos do alcance e da relevância deste programa.
Sobre o Proadi-SUS
O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) foi criado em 2009 com o propósito de apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saúde.
Hoje, o programa reúne seis hospitais sem fins lucrativos que são referência em qualidade médico-assistencial e gestão: Hospital Alemão Oswaldo Cruz, BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, HCor, Hospital Israelita Albert Einstein, HMV – Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês. Os recursos do Proadi-SUS advém da imunidade fiscal dos hospitais participantes.
Os projetos levam à população a expertise dos hospitais em iniciativas que atendem necessidades do SUS. Entre os principais benefícios do Proadi-SUS, destacam-se a redução de filas de espera; qualificação de profissionais; pesquisas do interesse da saúde pública para necessidades atuais da população brasileira; gestão do cuidado apoiada por inteligência artificial e melhoria da gestão de hospitais públicos e filantrópicos em todo o Brasil.
Com informações do Portal Gov.br – 08.10.2024