Leia também

Ministério da Saúde publica diretrizes para diagnóstico e tratamento do Mesotelioma Maligno de Pleura

O Ministério da Saúde publicou, na última quinta-feira (27), as Diretrizes Diagnósticas para Mesotelioma Maligno de Pleura (MMP), um tipo raro de câncer que acomete as membranas que envolvem os pulmões.

portaria, assinada em parceria pelas Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES) e de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde (SCTIE), busca sistematizar e padronizar os procedimentos de atendimento disponibilizados no Sistema Único de Saúde (SUS), direcionando os cuidados e o tratamento. Além disso, o texto orienta que o paciente, ou seu responsável legal, sejam informados dos riscos e efeitos colaterais relacionados aos procedimentos de diagnóstico da doença.

Sintomas

Os sintomas mais frequentes da doença são dispneia, dor torácica, tosse, perda de peso, perda ou diminuição da força física e fadiga. O MMP deve ser investigado em indivíduos acima de 30 anos, que apresentem no raio x derrame pleural associado a um destes sintomas e que tenham sido expostos por um longo período ao asbesto. Para um diagnóstico correto é necessário verificar o histórico do paciente, os exames físicos, patológicos e de imagem.

Tratamento

A Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer determina o cuidado integral dos pacientes, assim como acesso aos tratamentos devidos. Cabe à Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) ou ao Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) o diagnóstico definitivo, o tratamento contínuo, e ainda oferecer serviços de cirurgia, radioterapia, quimioterapia e cuidados paliativos.

Com informações do portal gov.br (01/12/2020)