Logo ABIIS

Leia também

Ministério da Saúde libera recursos para construção de duas Unidades Básicas de Saúde em Barretos (SP)

Investimento gira em torno de R$ 2 milhões e vai beneficiar as comunidades de San Diego e Residencial Minerva

O Ministério da Saúde anunciou, na sexta (1º), o investimento de mais de R$ 2 milhões para a construção de duas Unidades Básicas de Saúde no município de Barretos, interior de São Paulo. O município alcançou melhora de quase 100% nos indicadores do Previne Brasil, novo modelo de financiamento de atenção primária. A medida beneficiará as comunidades de San Diego e Residencial Minerva.

O secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael Câmara, esteve na cidade e se reuniu com vereadores, secretários municipais e com a prefeita de Barretos, Paula Lemos, para assinatura de autorização dos repasses financeiros. Ele destacou a liberação dos recursos para a construção das novas unidades e elogiou o desempenho da cidade de Barretos no Previne Brasil.

“As gestões apresentam a proposta, e a equipe técnica avalia e defere levando em conta a vulnerabilidade, se aquelas UBS atenderão bairros mais carentes, se esses locais funcionarão como polos, ou seja, atendendo também outros municípios. É importante lembrar que, com boas performances e cumprimento de metas, vocês receberão mais recursos para investir na saúde”, disse.

Após a assinatura, os valores são repassados pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS) ao Fundo Municipal de Saúde de Barretos. A prefeita Paula Lemos ressaltou a importância do financiamento dessas UBS. “Foi uma força-tarefa para que a gente conseguisse oficializar esse compromisso. Com isso, poderemos levar mais cuidado e saúde para mais de 12 mil pessoas. Então, é um dia muito especial”, destacou.

Visitas técnicas

Durante a agenda, o secretário de Atenção Primária do MS, Raphael Câmara, realizou visitas técnicas à Santa Casa e ao Hospital Nossa Senhora de Barretos. O representante do Ministério da Saúde conheceu as novas instalações e as obras para ampliação dos serviços da Santa Casa. Com a reforma, o local contará com mais leitos para atendimentos materno-infantil.

Com informações do portal gov.br (04/04/2022)