Leia também

Ministério da Saúde lança Laboratório de Inovação em Saúde voltado à formação em epidemiologia no SUS

Inscrições para propostas de inovação estão abertas até o dia 7 de novembro. Podem participar profissionais que possuam iniciativas implementadas entre 2020 e 2025

O Ministério da Saúde (MS), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), lançou o Laboratório de Inovação em Saúde – Iniciativas Educacionais em Epidemiologia Aplicadas aos Serviços de Saúde do SUS (EpiLab). Com o objetivo de mapear, valorizar e dar visibilidade a experiências de formação em epidemiologia desenvolvidas em todo o Brasil, o EpiLab contribuirá para o fortalecimento da vigilância e do Sistema Único de Saúde.

A iniciativa também propõe a sistematização de conhecimentos, o estímulo à troca de experiências e a divulgação de práticas inovadoras que ampliem o uso da epidemiologia aplicada na saúde pública. Podem participar trabalhadores e gestores de instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos, com iniciativas educacionais em epidemiologia implementadas entre os anos de 2020 e 2025, com carga mínima de 20 horas, concluídas ou em andamento.

As propostas devem se enquadrar em um dos quatro eixos temáticos: 1) formação acadêmica em epidemiologia aplicada; 2) epidemiologia de campo; 3) educação permanente em epidemiologia para aplicação em vigilância em saúde; ou 4) epidemiologia aplicada à gestão e à tomada de decisão. O edital está disponível para consulta e as inscrições estão abertas até o dia 7 de novembro de 2025. Os interessados devem acessar  o Portal da Inovação na Gestão do SUS da OPAS/OMS: www.apsredes.org

As 40 melhores iniciativas serão apresentadas em um webinário nacional, receberão certificado de reconhecimento e terão seus resumos publicados em um livro de edição especial. As quatro iniciativas mais bem avaliadas – uma para cada eixo temático – serão apresentadas na 18ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), em Brasília (DF), em abril de 2026.

Histórico

A Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA/MS), alinhada com a Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS) – e em conformidade com o Decreto nº 11.798, de 28 de novembro de 2023 – tem como atribuição coordenar a execução das atividades relativas ao uso da epidemiologia em todos os níveis do SUS. O EpiLab é uma ação realizada pela SVSA por meio da Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços, e reforça o compromisso do Ministério da Saúde com a formação e valorização dos profissionais do SUS, promovendo o uso qualificado da epidemiologia como ferramenta essencial para respostas mais efetivas em saúde pública.

Com informações do Portal Gov.br – 09.10.2025.

Visão geral

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Leia mais sobre nossa política de privacidade e termos de uso.