Logo ABIIS

Leia também

Ministério da Saúde investe R$ 12,3 milhões para reforçar atendimento cardiovascular em três estados

Iniciativa amplia ações de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) para doenças que afetam o coração

Três estados brasileiros irão reforçar o atendimento e tratamento para doenças que afetam o coração. Para isso, o Ministério da Saúde está investindo R$ 12,3 milhões para ampliar ações de atendimento e assistência à saúde voltadas para doenças cardiovasculares no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A portaria que libera o recurso está disponível no Diário Oficial da União desta quarta-feira (11).

No Brasil, as doenças cardiovasculares representam as principais causas de óbito e internações. Estão associadas a hipertensão arterial, diabetes, excesso de peso, obesidade e outros fatores de risco como alimentação inadequada, sedentarismo, álcool e tabagismo. Com a pandemia da Covid-19, pacientes cardiopatas enfrentam uma ameaça dupla, pois correm mais risco de desenvolver formas graves da doença, além das complicações que podem sofrer em função dos problemas do coração.

Pensando nisso, o Ministério da Saúde segue com os planos de reforçar, também, outras áreas da saúde, além do enfrentamento à pandemia. Com os novos recursos, o Hospital Universitário de Brasília, um dos principais da capital federal, passa a oferecer atendimentos de alta complexidade cardiovascular, englobando cirurgias cardiovasculares e vasculares, procedimentos em cardiologia intervencionista e laboratório de eletrofisiologia. A unidade receberá pacientes regulados pelo Distrito Federal e que demandarem uma assistência mais complexa.

No Maranhão, o Hospital de Referência Estadual Dr. Carlos Macieira, especializado em atendimentos e procedimentos de alta complexidade em diversas áreas no estado, começará a oferecer também procedimentos voltados para cardiologia. A partir de agora, a unidade terá atendimentos de alta complexidade cardiovascular, englobando cirurgias cardiovasculares e vasculares, procedimentos em cardiologia intervencionista, além de cirurgias cardiovasculares pediátricas e procedimentos endovasculares extracardíacos.

Em Formiga, município do interior de Minas Gerais, o Hospital São Luiz de Formiga, vinculado à Santa Casa da cidade, também está habilitado a oferecer assistência cardiológica aos moradores da região. A unidade pode prestar serviços, atendimentos e exames de alta complexidade cardiovascular, cirurgia cardiovascular e procedimentos em cardiologia intervencionista.

Os atendimentos iniciais podem ocorrer na atenção primária, principal porta de entrada do SUS, onde haverá análise clínica, exames e diagnóstico de possíveis problemas cardiovasculares. O médico avaliará cada caso e fará o encaminhamento, se houver necessidade, para os serviços de alta complexidade, incluindo os recém-habilitados.

Com informações do portal gov.br (11/08/2021)